Você sabe quando fazer a revisão do caminhão?

Revisão de caminhão

Você sabe quando fazer a revisão do caminhão e entende a importância disso para sua segurança na estrada e também fora dela? Fazer a revisão traz diversos benefícios para seu bruto e também para o bolso. Portanto, é muito importante mantê-la sempre em dia.

Na estrada, o caminhão roda diversos quilômetros e sempre está carregando peso. Isso, com o tempo, acaba provocando desgaste de peças e deixando mais complicado rodar com a mesma segurança e economia.

Com isso, a revisão do caminhão é um hábito importante, que garante que você consiga evitar falhas mecânicas na estrada, sendo um modo de resguardar você e os outros.

Vamos hoje conversar a respeito da revisão de caminhão e da importância dela para a máquina e seu bom funcionamento. Confira as informações e boa leitura.

O que é e para que serve a revisão do caminhão?

A revisão é uma avaliação bem minuciosa da parte mecânica e elétrica de seu caminhão, que visa buscar por erros e falhas no veículo. Quando se encontra algum tipo de falha, ela pode ser corrigida, voltando o veículo ao seu bom funcionamento.

Esse tipo de serviço tem como base manter a máquina em bom funcionamento, evitando assim que ocorra a falha de algum componente durante as suas viagens.

Com isso, você evita acidentes e problemas inesperados, além de economizar no que seria gasto numa manutenção corretiva.

Quando fazer a revisão do caminhão?

A época da revisão varia conforme a indicação contida no manual do veículo. Observar o espaço entre uma manutenção preventiva e outra é fundamental para que se mantenha seu veículo sempre seguro.

Quando estiver no período de levar o caminhão para verificar o estado de funcionamento das peças, não hesite em fazê-lo. Isso porque você conseguirá, com isso, encontrar falhas e erros sutis no veículo antes mesmos que eles surjam durante uma viagem.

Verifique sempre no manual e tome nota de quando ocorreu a última manutenção. Se caso tiver passado muito tempo, vá imediatamente ao mecânico para fazer a revisão do caminhão.

O que é importante incluir na revisão?

A revisão não deve se ater apenas à troca de óleo e filtros, mas sim deve levar em consideração diversos outros pontos, como por exemplo:

  • Freios;
  • Motor;
  • Parte elétrica;
  • Bateria;
  • Direção;
  • Sistema de suspensão;
  • Fusíveis;
  • Alternador.

Muitas pessoas acham que a revisão se resume a poucos itens, no entanto, ela engloba todo o funcionamento do caminhão e busca verificar diversas partes para garantir que as peças estejam em pleno funcionamento.

Benefícios da revisão do caminhão

O primeiro ponto a se ter em mente, é que a revisão permite uma economia muito grande em relação à manutenção corretiva. Você economiza muito, já que teria de gastar muito mais do que na hora em que uma peça quebrasse durante uma viagem.

Além disso, o desempenho e a segurança aumentam muito, fazendo assim com que você tenha muito mais vantagens ao buscar essa correção de peças que estejam prestes a parar de funcionar.

Por fim, a durabilidade do caminhão de forma geral fica muito aumentada, principalmente quando se utilizam as peças originais na hora de uma substituição que for necessária de fazer.

Agora que você sabe como funciona a revisão do caminhão e sabe de sua real importância, não perca a data e vá logo ao seu mecânico de confiança. A sua segurança e a de todos na estrada é fundamental.

Leia também: Combustível de caminhão: entenda as diferenças e conheça os tipos disponíveis

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima