Saiba quais são as ferramentas que todo caminhoneiro deve ter à mão numa viagem

Ferramentas

É muito importante que todos os profissionais do asfalto saibam bem quais são as ferramentas que todo caminhoneiro deve ter à mão numa viagem. Isso porque nunca sabemos quando é que a máquina poderá dar problema.

O defeito pode acontecer no meio de uma estrada onde não haja muitos recursos, o que iria requerer que o próprio motorista tenha essas ferramentas à disposição para utilizar.

Com isso, saber o básico de mecânica e se precaver é fundamental. Vamos agora ver um pouco mais a respeito desse tema, para que você possa ficar bem preparado para qualquer imprevisto na estrada. Confira.

Por que é importante ter um jogo de ferramentas à mão?

Há de se convir que o caminhoneiro está quase sempre sozinho na estrada. É uma das características da profissão. E justamente por isso, ter um jogo de ferramentas à mão é quase que obrigatório.

Certamente que não conseguimos prever quando a máquina poderá dar problemas. Imagine o caminhão parar num local sem movimento ou sem sinal de celular?

Saber conceitos de mecânica é algo indispensável, e é mais do que necessário ter os equipamentos para conseguir se proteger de qualquer situação.

Ferramentas que todo caminhoneiro deve ter à mão numa viagem

Agora, vamos ver com mais detalhes algumas ferramentas que todo caminhoneiro deve ter à mão numa viagem. Todas elas são muito importantes e podem, além de identificar problemas, corrigi-los.

Vamos ver cada uma das principais e saber um pouco mais de sua importância junto ao jogo de ferramentas como um todo. Confira.

Scanner

Você sabia que o scanner é um dos equipamentos mais importantes na vida do caminhoneiro? Essa ferramenta, que é ligada de forma direta na central eletrônica do veículo permite mapear problemas.

Por meio dessa ferramenta você conseguirá identificar de forma precisa e mais simples problemas relacionados a falhas no veículo, desgaste de componentes e outros que mereçam a sua atenção.

Invista nessa ferramenta para utilizar quando precisar, já que pode ser de extrema vantagem em suas viagens.

Torquímetro

O torquímetro tem como principal função evitar que você espane parafusos, porcas e similares enquanto estiver apertando-os.

É um aparelho bastante útil, já que permite não desgastar ou inutilizar certas peças, o que é uma grande proteção para qualquer tipo de manutenção na estrada.

Chaves

Um conjunto de chaves com vários diâmetros e com boa variedade é o que você precisa para nunca ficar na mão na estrada. Esse tipo de conjunto é item obrigatório e você precisa de um caso precise fazer absolutamente qualquer tipo de reparo no caminhão.

Escolha um jogo de chaves confiável e carregue sempre consigo em suas viagens pelo Brasil.

Alicates

Alicates de corte, pressão, multitarefas ou de bico são fundamentais para complementar um bom jogo de chaves e permitir, assim, que o seu caminhão esteja pronto para continuar a viagem o quanto antes.

Esse tipo de ferramenta deve compor o seu kit e é essencial, garantindo, assim, que você tenha tudo o que é preciso na hora de fazer qualquer reparo.

Escolha sempre um kit com boa variedade para que você possa utilizar sempre que precisar e da forma como for mais conveniente.

Estar bem preparado é sua maior vantagem

Com um bom kit de ferramentas, o caminhoneiro está preparado para qualquer adversidade na estrada. Muitas vezes o problema é simples, mas, pela falta de uma ferramenta adequada, acaba virando um verdadeiro pesadelo.

Para evitar esse tipo de situação, lembre-se sempre de verificar se suas ferramentas estão sempre em bom estado e num local de fácil acesso dentro do veículo.

Estar prevenido na estrada é a palavra de ordem. Agora que você sabe quais as ferramentas que todo caminhoneiro deve ter à mão, monte seu kit e caia na estrada com segurança.

Leia também: Você sabe quando fazer a revisão do caminhão?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima