Combustível de caminhão: entenda as diferenças e conheça os tipos disponíveis

Combustível de caminhão

O combustível de caminhão é um tema muito importante, que todos os profissionais da estrada precisam conhecer muito bem. Afinal, diesel é tudo a mesma coisa? Ou existem em si diferenças nesse tipo de combustível?

Apesar de algumas pessoas não saberem ou simplesmente não conhecerem as diferenças, elas existem e você precisa ter em mente que é necessário entender mais a respeito do combustível.

Isso porque, ao utilizarmos um diesel inadequado para o caminhão ou que seja de má qualidade, da mesma forma provocamos diversos danos à máquina como um todo. Além disso, o rendimento e durabilidade das peças pode sofrer grande redução.

Sendo assim, o mais recomendado sempre é que você, como profissional da estrada, saiba como manter o seu caminhão o mais bem conservado possível. Para te ajudar, criamos um conteúdo explicativo e simples para você compreender mais a respeito do combustível de caminhão. Confira a seguir.

Quais são os dois tipos de diesel utilizado em caminhões?

Atualmente, existem dois tipos de óleo diesel que são comercializados em postos de gasolina e utilizados por caminhões: o S500 e o S10.

Essas duas formas de combustível de caminhão podem ser utilizadas, a depender do modelo de veículo, bem como do local onde se está trafegando. Mas, afinal, quais são as reais diferenças entre esses dois tipos de substâncias?

Será possível abastecer qualquer caminhão com qualquer destes combustíveis? Vamos ver logo a seguir se isso é ou não possível.

Entenda as principais diferenças entre esses combustíveis

O combustível S10 é o único permitido para uso e venda dentro das cidades e dos centros urbanos em geral, isso por conta do seu baixo nível de enxofre, garantindo assim uma menor taxa de poluição do ambiente.

Já nas estradas, o combustível S500 pode ser utilizado e comercializado normalmente. Ele contem muito mais enxofre do que a outra versão, o que provoca, portanto, uma poluição do ambiente muito maior.

Uma outra informação de extrema importância para que você tenha em mente, é que o combustível s500 somente deve ser utilizado por veículos que foram fabricados antes de 2013. Esses, podem usar as duas variações de diesel.

Já aqueles que foram fabricados após 2013, podem utilizar apenas o diesel S10. Atente-se a isso na hora de abastecer o seu caminhão.

Cuidados para abastecer com diesel de qualidade

Agora que você já conhece mais a respeito do combustível de caminhão, é muito importante continuar redobrando os cuidados para que você não danifique o seu caminhão.

Confira aqui algumas dicas que você precisa levar em consideração na hora de parar no posto para encher o seu tanque.

Vá sempre a postos recomendados

Um dos primeiros pontos a se levar em consideração aqui é sempre ir a postos com boas referências de outros colegas de estrada.  Informe-se em grupos das redes sociais, ou mesmo por meio de conversas com outros caminhoneiros que já passaram pelo trecho.

Optar pelos postos onde você consegue visualizar vários caminhões abastecendo também é uma boa dica de local com combustível adequado.

Guarde sempre a nota fiscal

Além de ir a postos que tenham referência, lembre-se de sempre guardar a nota fiscal do combustível, de forma a se precaver em relação a possíveis avarias em seu caminhão por conta de diesel adulterado.

Quando você abastece com combustível de má qualidade, isso reduz a vida útil das peças, bem como prejudica grandemente o funcionamento do motor do seu caminhão.

Guarde a nota para ter como recorrer no caso de algum problema relacionado com essa situação.

Verifique se estão utilizando o combustível correto

Como vimos acima, o combustível precisa ser correto em relação ao seu caminhão. Os mais novos apenas aceitam a versão S10, com menor concentração de enxofre em sua composição.

Já os mais antigos conseguem ainda receber o diesel S500, e a versão mais nova e menos poluente.

Verifique com atenção na hora de abastecer, para não passar por problemas em relação ao seu veículo por conta de diesel inadequado.

O combustível de qualidade ajuda a aumentar a vida útil do caminhão

O combustível de caminhão é um fator de extrema importância para que seu bruto consiga te levar cada vez mais longe e de maneira segura, sem prejudicar a vida útil das peças.

Por isso, não deixe de sempre cuidar desse ponto e buscar assim uma melhora no rendimento do seu caminhão. Isso reduz seus custos e ainda permite que você lucre mais em cada frete que fizer.

Combustível de caminhão é coisa séria e é parte integrante e essencial de cada quilômetro rodado por você.

Leia também: Aprenda a gastar menos na estrada e equilibrar suas finanças

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima