Aprenda a gastar menos na estrada e equilibrar suas finanças

Gastar menos na estrada

Se você pretende gastar menos na estrada e com isso aumentar seus lucros no caminhão, então saiba que isso é possível, mas requer sim um bom planejamento para que tudo corra como deve.

Ter seu caminhão é ser dono do próprio negócio. Por isso, assim como em qualquer outro ramo que você for atuar, é muito importante saber quanto se gasta e adequar suas finanças para cobrir gastos.

Além disso, quando se equilibram as viagens, o lucro aumenta e você caminhoneiro é quem ganha. Para isso, algumas dicas e regras podem ajudar bastante.

Hoje, vamos falar mais a respeito de como gastar menos na estrada e te ensinar formas de como fazer isso de maneira simples. Confira agora as informações.

Faça seu planejamento financeiro

Assim como em qualquer outro negócio, ter o seu planejamento financeiro sempre em dia é fundamental. Você com certeza vai conseguir enxergar melhor para onde vai o dinheiro quando você fizer isso.

A dica aqui é utilizar uma planilha para os gastos de viagens, manutenções do seu caminhão, troca de peças e outros. Tudo que engloba o seu negócio deverá entrar bem aqui nesses cálculos.

Uma outra informação muito importante é que você deve evitar sempre misturar as contas do caminhão com suas contas pessoais. Aprenda a diferenciar bem esses dois lados e você terá menos problema.

Viaje por rotas previamente planejadas

Um planejamento de viagem é fundamental quando se vai fazer qualquer trajeto. Quando você tem a rota planejada, consegue até mesmo se planejar para pegar outros fretes no mesmo trajeto.

Além disso, consegue saber de antemão se existem problemas quanto à estrada e ainda visualiza melhor os valores de pedágios, bem como visualiza os postos pelo caminho.

São diversas vantagens que você poderá tirar desse planejamento prévio, por isso, não deixe de fazer.

Calibre os pneus

Você sabia que os pneus descalibrados fazem com que você gaste ainda mais combustível em seu caminhão?

É muito importante calibrar os pneus de forma recorrente, a cada semana ou até duas vezes por semana.

Os pneus quando estão murchos ou simplesmente com calibragens diferentes, podem rodar de forma desregular e aumentar o seu consumo. Verifique e faça essa calibragem sempre que possível.

Faça revisões periódicas no caminhão

As revisões de forma periódica são muito importantes para que você possa verificar se está tudo em dia com o seu caminhão e ainda garantir a sua segurança durante todas as viagens.

Durante uma revisão você tem a possibilidade de ver se existem trocas de peças a serem realizadas. Não se esqueça de sempre pedir para o mecânico olhar tudo o que for possível, para não deixar passar qualquer coisa.

Quando você cria esse hábito, tem muito menos chances de passar por uma situação em que o caminhão quebra de repente, criando um gasto surpresa.

Modere o uso do ar condicionado

Todos sabemos que o ar condicionado é um dos maiores violões do consumo de combustível. Em alguns momentos, é até mesmo necessário que você utilize, pois há horas em que faz muito calor.

No entanto, por vezes acabamos por exagerar na hora do uso. Abra as janelas da cabine do seu caminhão, use ventiladores e tudo o que for possível para que o ar condicionado não precise estar ligado.

Você verá que essa mudança por si só já vai te ajudar a gastar menos na estrada durante uma viagem.

Gastar menos na estrada requer planejamento

Gastar menos na estrada é simples, e requer atitudes bem medidas, mas isso não quer dizer que não precise de planejamento. Com a sua planilha financeira em mãos, tudo fica ainda mais fácil.

Com o tempo, você verá que o esforço vale a pena e que seus lucros irão aumentar graças a essa economia. O seu caminhão e o seu bolso irão agradecer.

Leia também: Pneu de caminhão: saiba como aumentar a vida útil

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima