Pneu de caminhão: saiba como aumentar a vida útil

Pneu de caminhão

O pneu de caminhão é um item de extrema importância, além de ser uma das substituições mais caras que podem surgir para se fazer. Justamente por seu alto custo, é muito importante aumentar sua vida útil.

As estradas são bastante esburacadas, o que acaba por contribuir com uma redução na durabilidade dos pneus. Isso é extremamente prejudicial para seu caminhão.

Vamos então agora saber mais a respeito do pneu de caminhão e como cuidar bem dele para evitar que se precise trocar antes do tempo. Confira.

Calibre os pneus periodicamente

Pneu de caminhão precisa passar por calibragem pelo menos duas vezes na semana, já que perde a pressão muito mais rápido do que os carros de passeio.

Com isso, você acaba tendo um gasto maior dos pneus e de combustível também. É muito importante cuidar da pressão dos pneus para evitar esse tipo de problema.

Um outro fato é que você trafega com muito mais segurança, já que quando está com os pneus bem calibrados evita acidentes.

Faça sempre que necessário o alinhamento e balanceamento

O balanceamento e o alinhamento são muito importantes para garantir que o seu caminhão tenha menos desgaste dos pneus, além de prevenir outros problemas em seu veículo.

O mais recomendado é que você faça esse tipo de serviço a cada 15 mil quilômetros para garantir o bom funcionamento do caminhão.

Quando é necessário fazer esse serviço, você verá que o caminhão irá trepidar mais do que o normal. Procure realizar essa manutenção o quanto antes para que os pneus não se desgastem antes da hora.

Ouça os barulhos de seu caminhão

A suspensão quando está barulhenta indica que é hora de fazer uma revisão. Como esse item em específico acaba por ser responsável por impedir que o peso todo sobrecarregue a máquina, absorvendo o impacto, quando ela não funciona direito acaba por desgastar ainda mais os pneus.

Sendo assim, logo que você perceber que a suspensão está fazendo barulho, cheque todo o conjunto para ver se há a necessidade de fazer a troca de algum componente.

Isso é fundamental para que você garanta a segurança das suas viagens e também evite desgaste de peças do seu caminhão.

Não descuide dos sulcos dos pneus

Os sulcos do pneu têm a importante função de aderir bem ao asfalto, garantindo assim mais estabilidade para o veículo. Quando você conseguir ver as marcas de segurança desses sulcos, então é hora de trocar os pneus.

Nesse caso, não há como evitar: o melhor a fazer é trocar o item, já que os pneus carecas certamente são muito perigosos para sua segurança e das outras pessoas.

Com a menos aderência, os pneus não conseguem gerar o atrito necessário com o chão. Isso pode ocasionar derrapagens e provocar graves acidentes.

Faça lubrificação dos parafusos das rodas

Como uma dica final, serve o alerta de sempre deixar os parafusos das rodas bem lubrificados.

Ao precisar fazer uma troca de pneu, certamente será mais fácil com os parafusos sem ferrugem e se movendo adequadamente.

Na hora de soltar essas peças, será muito mais simples e trará, assim, menos transtornos.

Com todas essas dicas, você terá mais tempo de vida útil de seu pneu de caminhão. No entanto, lembre-se de que não é possível adiar a troca para sempre.

Em algum momento será preciso mudar os pneus. Nessa hora, não hesite e faça a troca. Sua segurança e a dos outros depende disso.

Leia também: Peças originais de caminhão: entenda a importância de investir nelas

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima