Veja a importância do alinhamento do caminhão

Alinhamento do caminhão

Além dos requisitos necessários em relação ao motor, câmbio e sistemas do caminhão, para uma viagem mais segura, o alinhamento do caminhão é importante para que o funcionamento de todos os componentes se de com maior otimização e menor desgaste, pois, sem alinhamento, a rodagem poderá gerar danos em outras partes.

Por isso, entenda o que é o alinhamento e sua importância para que a vida útil do caminhão e de suas peças seja maior e que não se tenha problemas na estrada, durante as viagens, prevenindo-se e tendo maior segurança nos deslocamentos.

Para saber mais a respeito desse tema, então é hora de finalmente acompanhar as informações a respeito dessa manutenção tão importante. Acompanhe a seguir.

O que é o alinhamento de caminhão

O caminhão estar alinhado significa que as rodas estão montadas em conformidade com os eixos que as seguram. Assim, alinhar o caminhão é fazer com que eixo e roda se regulem, estando em ângulos corretos, evitando o desgaste de ambas as partes e de mau funcionamento de outros componentes.

O principal sintoma de que o caminhão não está alinhado é a direção puxar para os lados, como se houvesse depressão na pista, tirando o veículo da linha reta a qual deveria percorrer.

O alinhamento correto gera maior eficiência no deslocamento, fazendo com que todos os componentes pertencentes às rodas e ao direcionamento trabalhem de forma eficaz. Rolamentos, suspensão, o próprio eixo, terão maior durabilidade e eficiência com o alinhamento correto.

Segurança

O alinhamento é um aspecto que gera maior segurança, fazendo com que a resposta da direção ao eixo seja eficiente e o desgaste do pneu e da suspensão seja menor.

Outro componente que gera muito desgaste quando há o desalinhamento é o freio, o qual será consumido de forma desproporcional ao normal, sendo gasto e diminuindo sua vida útil. Isso pode gerar um mau funcionamento da peça.

O alinhamento fará com que o caminhão mantenha sua direção, alterando-a somente quando da movimentação do caminhoneiro. Altas velocidades, com o caminhão desalinhado, podem gerar acidentes graves.

Combustível

O desalinhamento do eixo e rodas gera maior consumo de combustível pois o desgaste de todos os componentes fara com que o caminhão tenha que utilizar mais força do motor para rodar, utilizando, consequentemente, mais combustível.

Pneus

Caminhão desalinhado gera desgaste dos pneus, afina, os eixos estarão em ângulos incorretos, fazendo com que a borracha encoste no solo de forma errada, consumindo toda a lateral e maior parte de seu centro.

Isso gerará prejuízos em relação à manutenção, que serão mais frequentes, e possibilidade de instabilidade do caminhão, podendo gerar acidentes.

Conforto

O alinhamento do caminhão gera maior conforto para sua direção pois não haverá esgarçamento dos componentes de comunicação do volante para com as rodas.

De outro lado, o caminhão ficará mais suave para as viagens, sendo que as respostas aos movimentos serão mais bem sentidas, fazendo com que haja mais segurança na direção.

Vida útil do veículo

Com o alinhamento regular, a vida útil do veículo, como um todo, será maior, pois todas as peças e componentes que são afetados pelos eixos e rodas, estarão em funcionamento padrão.

Assim, o período de manutenção será menor, gerando menos custo ao caminhoneiro. Também, a necessidade de trocas de peças aumentará, com o uso da vida útil indicada pelo fabricante.

As quebras de componentes ou deterioração de borrachas não será constante, pois, a sua disposição e funcionamento estará de acordo com as necessidades elencadas pelo fabricante, estando o caminhão em perfeito estado de uso.

Faça as revisões periódicas

O melhor para manutenção do veículo, em bom estado de funcionamento, é a execução das revisões periódicas, indicadas pelo fabricante. Elas que farão com que todas as peças e componentes permaneçam adequadas, bem como fará o alinhamento e balanceamento dos eixos.

Deve-se fazer para segurança do condutor e das estradas e para a diminuição dos custos de manutenção, os quais, aumentarão em caso de quebras por ausência da revisão. Ela é preventiva, e a prevenção é a melhor forma de condução do caminhão.

Leia também: Aprenda como escolher a lona para caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima