5 dicas para economizar em viagens mais longas de caminhão

5 dicas para economizar em viagens mais longas

Iremos te apresentar hoje 5 dicas para economizar em viagens mais longas, para que você aproveite ainda mais cada litro de diesel do seu bruto.

Hoje em dia, o custo de uma viagem de caminhão tem variado constantemente, principalmente por conta da oscilação do mercado de petróleo, o qual afeta diretamente no preço do diesel e combustíveis derivados, pesando no bolso do caminhoneiro.

Porém, há meios de se economizar em viagens mais longas com distâncias a percorrer, fazendo com que o custo seja diminuído e não pese tanto no bolso, principalmente quando o valor do frete não sofre o reajuste necessário para que se cubra o aumento dos custos. Confira cinco dicas para economizar.

Planejamento

A primeira atitude a ser tomada para que se economize nas viagens é se ter um planejamento adequado em relação aos custos que se terá. E o planejamento passa pela marcação de tudo o que será gasto, na ponta do lápis, para que se possa ter uma visão ampla.

Com isso, haverá a noção do que se gastará com cada item, podendo ser trabalhada formas de se diminuir esses custos, buscando fornecedores mais baratos ou preços menores, para que haja uma diminuição no custo total da viagem.

E o principal, é entender o quanto que se gastará e o que efetivamente pode ser alterado, sem que traga prejuízos no frete ou na execução da viagem.

Economia de Combustível

Outro ponto que ajuda na redução dos custos de viagens, é a economia de combustível, havendo inúmeras formas de se fazer isso. Sem dúvida, o diesel é o custo mais alto em uma viagem para o caminhoneiro, sendo um item essencial para que se busque uma economia.

Dirigir defensivamente reduz o consumo do combustível, pois não haverá acionamentos bruscos e exigências maiores do motor, que faz com que o consumo de diesel aumente.

O ar-condicionado é outro item que faz com que o combustível seja consumido demasiadamente, afina, ele consome a energia elétrica do caminhão, sendo que essa energia também é utilizada na ignição do motor. Com o consumo dividido, será necessário mais combustível a ser queimado, pois reduz-se a potência dessa ignição. Assim, desligar o ar faz com que o combustível seja economizado.

Por fim, calibragem nos pneus é um fator importante para a redução do consumo de combustível, bem como o limite de carga a ser transportada pois, caso excessiva, o diesel poderá ser consumido até em dobro.

Peças mais duráveis

As peças são os componentes que podem gerar mais gasto para os caminhoneiros, pois, elas podem ter uma durabilidade menor dependendo de uma troca mais frequente.

Por isso, evite o uso incorreto de peças e do próprio caminhão pois isso fará com que as peças se desgastem mais rápido, gerando despesas extras e dor de cabeça, principalmente quando o veículo precisar ficar parado.

O que mantém a durabilidade das peças é a execução de todas as revisões recomendadas pelo fabricante, onde são verificados todos os componentes, e a necessidade de troca ou somente manutenção.

Planejamento Financeiro

É necessário que haja um planejamento financeiro em toda viagem, havendo limites para gastos e verificação daquilo que realmente é necessário para que o trabalho seja feito a contento.

Esse planejamento financeiro passa pela necessidade de cortes de paradas ou atitudes que não necessárias, fazendo com que haja uma efetiva economia em relação ao custo da viagem toda.

Manutenção

Talvez, a manutenção seja uma das principais dicas pois é ele quem indicará se o caminhão está em condições normais de uso ou há alguma questão a ser verificada, principalmente em relação ao motor, o qual consome o combustível.

A manutenção em dia é a melhor forma de se economizar nas viagens, pois ela indicará se haverá uma normalidade e de que não haverá qualquer problema durante o caminho, principalmente com paradas desnecessários ou até consertos não previstos.

Com todas essas dicas para economizar em viagens mais longas com seu caminhão, você terá um caminho muito mais seguro e mais lucrativo. Aproveite e boa viagem!

Leia também: Veja a importância do alinhamento do caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima