Aprenda como escolher a lona para caminhão

Lona para caminhão

Um ponto de atenção em relação aos caminhões, é a carreta e sua cobertura, na medida em que, dependendo do produto que se está carregando, a lona para caminhão deve ser suficiente para proteção e cobertura, pois as cargas podem perecer.

Assim, não é qualquer lona que deve ser usada, havendo que se verificar aquela que melhor se adapta e atende às necessidades do transporte e do caminhoneiro, principalmente em relação à proteção que está trará.

Se você tem dúvidas referentes a esse tema e deseja saber mais sobre o assunto, acompanhe então a seguir e veja o que você deve observar na hora de escolher a lona de caminhão. Confira.

O tamanho da lona para caminhão

O primeiro ponto a ser verificado é o tamanho da lona de caminhão a ser utilizada, sendo que, existe um tamanho para cada tipo de caminhão e carreta. Por isso, é necessário que se verifique as medidas necessárias, para que não haja erro ou falhas na hora de adquirir a lona.

O melhor seria que a lona cobrisse a carroceria, em sua completude, sem que fosse necessário prendê-la ou esticá-la. Caso seja necessário fazer isso, a durabilidade e o tempo de vida útil diminuem consideravelmente.

Porém, lonas muito grandes não são adequadas pois podem trazer dificuldades de operação na hora de remover ou colocar a carga, por sempre sobrar pedaços dela. Ainda, isso deixará ela frouxa, representando um risco para a carroceria e a carga, principalmente em deslocamentos com velocidade alta.

O Material da Lona para caminhão

Cada lona possui um material diferente, devendo este ser aderente ao tipo de carga que vai se carregar. O material é importante para a proteção da carga, principalmente contra questões climáticas.

O primeiro tipo, e mais comum, é a lona plástica, sendo material menos resistente. Seu uso não deve ser constante, pois ela irá se deteriorar e não protege tão bem a carga por conta de sua baixa densidade e baixa resistência.

Outro tipo é a chamada lona estática, a qual tem alta densidade, tendo maior resistência em relação ao clima e intempéries da viagem. Porém, seu manuseio não é dinâmico, sendo recomendado para os casos de cargas que não necessitam ser movidas ou tiradas com frequência. Melhor para viagens mais longas.

A lona de algodão encerado, é resistente ao clima, sendo recomendada contra o acúmulo de água e temperaturas elevadas. A lona é impermeável e possui uma maior vida útil, com alta durabilidade. Ela revela uma grande circulação de ar e pode ser utilizada para a cobertura de diversos tipos de cargas, seja aerada ou sólida, principalmente material orgânico.

Outro tipo é a lona vinílica de PVC, a mais resistente entre elas, pois seu material é feito com uma liga de PVC, o que impede ressecamentos e protege contra a variação do clima. Ela é durável e sua vida útil é alta, sendo bastante utilizada no transporte de produtos a granel, sendo grãos e adubos.

Por fim, a lona de tela é a menos aderente pois ela possui aberturas, o que faz com que a resistência ao clima seja muito baixa. Basicamente, é utilizada para que evite a queda da carga do caminhão.

Qualidade da Lona

É necessário que se verifique a qualidade da lona, principalmente quando se vai adquirir as mais resistentes, pois, é isso que determinará o quando ela durará e a proteção que se dará à carga.

Sempre questione sobre o material constitutivo da lona, se as ilhoses são de qualidade e se existe o tratamento anticorrosão. Também, verifique se o material permite um deslizamento adequado das cordas, para que se evite o atrito e o degastes dos materiais.

Verifique também as emendas da lona para caminhão, para que não haja defeitos que possam deteriorá-la. As costuras devem ser de qualidade e bem reforçadas, para que não se abram ou rasguem durante uma viagem.

Leia também: Cuidados importantes com caminhão de carga

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima