Saiba mais sobre os filtros do caminhão e entenda a importância da troca

Filtros do caminhão

Você sabia que é fundamental efetuar a troca correta e a tempo dos filtros do caminhão? Sabia que o bom funcionamento do veículo depende também disso?

Talvez por serem peças mais em conta em relação a outras, algumas pessoas acabam deixando sempre para depois a verificação e a troca desses filtros. Com isso, problemas no funcionamento do veículo podem acabar ocorrendo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas interessantes para que você possa estar sempre atento a essas peças, efetuando as trocas quando necessário.

Vamos hoje saber mais a respeito dos filtros do caminhão.  

Por que é tão importante trocar os filtros de caminhão?

Os filtros de caminhão são peças descartáveis e de relativo baixo custo que servem justamente para fazer uma determinada filtragem e livrar o veículo das impurezas.

Quando não efetuamos a troca dos filtros no momento certo, o que pode acontecer é que o funcionamento do caminhão e de suas outras peças e partes pode ficar muito comprometido.

Um desleixo na realização dessas trocas de filtros pode até mesmo provocar acidentes graves, dado o comprometimento de certas partes do veículo.

Conheça os itens nos quais você precisa ter atenção

Agora que você já entendeu que é realmente importante trocar os filtros do caminhão periodicamente, é bom dar uma olhada em quais são essas peças e sua função dentro do veículo.

Vamos agora conferir mais de perto algumas informações a respeito delas:

  • Filtro de ar;
  • Filtro de óleo;
  • E o filtro de combustível.

Confira agora mais alguns detalhes a respeito desses três filtros do caminhão.

Filtro de ar

O filtro de ar tem uma função muito importante, que é a de evitar que o motor do seu caminhão entre em contato com diversos tipos de impurezas que podem prejudicar o seu funcionamento.

Para se ter uma ideia, quando não trocamos na hora certa esse filtro, as peças móveis do motor podem se desgastar de forma muito mais rápida, além de que o consumo de combustível acaba subindo muito.

Se você fez uma viagem muito longa ou por condições mais adversas, vale a pena verificar o seu filtro de ar e ver se está tudo ok com ele.

Filtro de combustível

Esse filtro é de suma importância para prevenir problemas e falhas graves no sistema de injeção do seu caminhão. Sua troca deve ser efetuada a cada 15 mil quilômetros, em média e ele atua filtrando as sujeiras do diesel.

Essa filtragem ajuda a manter os bicos injetores sempre livres de entupimentos, favorecendo assim o seu funcionamento adequado.

Filtro de óleo

O filtro de óleo, como regra, deve ser trocado sempre que uma troca de óleo for efetuada. Em geral, essa troca ocorre a cada 25 mil ou 40 mil quilômetros, tudo dependendo de cada caminhão.

Esse filtro atua impedindo que impurezas provenientes da fricção de peças do motor acabem por prejudicar o seu funcionamento ou até mesmo que elas danifiquem o motor.

É muito importante não se esquecer que você precisa trocar esse filtro, já que danos graves podem ocorrer com o seu veículo caso isso não seja feito.

Esteja sempre atento às peças do seu caminhão

Como vimos, os filtros do caminhão são peças extremamente importantes para o bom funcionamento dessas máquinas. Ou seja, você precisa sempre estar de olho na hora de troca e fazer isso quando necessário.

Negligenciar essas trocas pode ser extremamente prejudicial para o veículo e fazer com que você tenha gastos muito maiores depois.

Verifique e troque os filtros do caminhão sempre que necessário e continue tornando seu caminho ainda mais seguro.

Leia também: Lona de freio de caminhão: A importância de estar sempre atento

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima