Lona de freio de caminhão: A importância de estar sempre atento

Lona de freio de caminhão

Você sabia que freios com problema é uma das maiores causas de acidentes com caminhões, principalmente os mais pesados? A lona de freio de caminhão é um item de extrema importância para sua segurança.

Com o tempo, a fricção constante da lona no tambor pode influenciar negativamente o fator de desaceleração do seu caminhão e isso vai tornando mais difícil de pará-lo.

Diversos fatores diferentes contribuem para o desgaste da lona de freio, como o calor, a fricção e o próprio tempo.

Hoje, vamos falar mais a respeito da lona de freio de caminhão e do porquê é tão importante você sempre ter atenção a esse item.

O que é a lona de freio de caminhão e para que serve?

A lona de freio de caminhão é um item de suma importância para a segurança do seu veículo e de outras pessoas também.

Esse item é responsável por fazer a fricção que irá acionar os freios do seu caminhão.

A lona faz a fricção com os tambores de freio e assim consegue trabalhar para que a velocidade do caminhão vá sendo diminuída.

Como sofrem desgaste com o tempo, justamente por conta da fricção a que é submetida, a lona precisa de inspeções e atenção a qualquer anormalidade. A sua substituição é crucial ao notar qualquer sinal diferente.

O que você deve avaliar com mais atenção nos freios?

Mas afinal, o que é importante olhar com mais atenção na hora de manter o seu caminhão seguro durante uma frenagem? Vamos avaliar agora alguns dos itens que mais requerem a sua atenção:

  • Verificar as lonas de freio e ver se estão muito desgastadas ou mesmo rachadas;
  • Analisar os componentes como um todo e verificar se há escape de ar comprimido.

E quando saber a hora de fazer uma avaliação dos componentes do freio? Isso pode variar, portanto, se você tem um caminhão que roda muito, o ideal é que essas inspeções sejam mais frequentes.

Como efetuar a troca da lona de freio de caminhão?

Pois bem, se você notou a necessidade da troca da lona de freio de caminhão, pode estar com dúvidas a respeito de como efetuar essa substituição.

Primeiramente, é preciso ter em mente uma regra básica e muito importante. Ao substituir a lona de freio, faça isso nas duas rodas do mesmo eixo ao mesmo tempo.

Ou seja, mesmo que apenas uma esteja com problemas, é necessário substituir as duas. Do contrário, você poderá experimentar problemas mais sérios na frenagem do seu caminhão, como irregularidades, quebra de tambores, desequilíbrio dos freios e outros.

Além disso, vale lembrar que é importante utilizar rebites de aço com revestimento de latão, já que são muito mais resistentes do que os de alumínio. Isso irá garantir mais segurança para você em suas viagens.

Como é possível melhorar o sistema de freios do caminhão?

Para manter o seu sistema de freios em bom estado e melhorar também o seu desempenho, o primeiro passo geralmente é trocar as lonas de freio.

Existem alguns tipos diferentes de compostos para esses materiais de fricção. Geralmente são os tipos semimetálicos, metálicos ou orgânicos.

Semimetálicos

As pastilhas de freio semimetálicas contam com uma mistura entre metal e orgânicos. Em geral, são as que funcionam de forma mais eficiente no sistema de frenagem e tem propriedades melhores para esse fim.

Entretanto, essas peças são mais caras do que de outros tipos e podem ser mais difíceis de se encontrar.

Metálicos

Os metálicos, feitos em geral de cobre ou ferro, tem mais resistência ao calor e com isso acabam por durar muito mais do que outros tipos diferentes. Entretanto, o metal acaba provocando um maior desgaste nos tambores e isso pode ser uma grande desvantagem.

Orgânicos

O tipo orgânico é de longe o mais em conta, mas tem desvantagens em relação a outros tipos. Isso porque ele tem menos resistência ao calor quando comparado com os outros.

Ou seja, ao aquecer muito, ele reduz bastante a sua ação na hora de frear o veículo de forma adequada.

Como melhorar a eficiência do sistema de frenagem?

Depois de escolher o tipo e trocar a sua pastilha de freio, você precisa adequar os discos que estão em seu caminhão.

O mais importante é a escolha das peças que ajudem o seu veículo a terem mais resistência à temperatura, já que isso aumenta a eficiência na frenagem e garante ainda mais segurança.

No caso, procure colocar em seu caminhão discos de freio com perfurações ou fenda.

Além disso, os discos maiores também ajudam a aumentar a eficiência na hora de frear o seu veículo, mantendo você em segurança e evitando acidentes.

Como aumentar a vida útil da lona de freio de caminhão?

Para começar, procure sempre utilizar o freio motor quando estiver em descidas muito longas, já que isso ajuda a prevenir o desgaste não só da lona de freio de caminhão, mas de todo o sistema.

Procure também sempre trocar as marchas de forma adequada, para evitar que precise apertar o pedal do freio mais vezes do que o necessário.

E claro, por fim, não se esqueça de verificar sempre os seus freios antes de embarcar numa viagem, já que sua segurança e a de outras pessoas precisam estar sempre em primeiro lugar.

Leia também: Cardan de Caminhão: O que é e como fazer a manutenção

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima