Cardan de Caminhão: O que é e como fazer a manutenção

Cardan de caminhão

Você sabe o que é cardan de caminhão? Conhece a peça e para que ela serve? Quando pensamos em mobilidade do veículo, essa é a peça que vem em mente e merece destaque.

Esse eixo fornece muito mais fluidez aos movimentos durante mudanças de velocidade do veículo, o que é primordial para aqueles que tem tração traseira, caminhões, pick-ups 4×4 e diversos outros.

O eixo cardan é composto por uma grande haste de metal que conta também com forquilhas e cruzeta. É uma peça com grande durabilidade, o que acaba por fazer com que alguns motoristas a negligenciem.

Entretanto, para garantir que seu caminhão continue tendo um excelente desempenho e fique seguro na hora da viagem, estar sempre atento ao estado do cardan é fundamental.

Hoje, vamos falar mais a respeito do cardan de caminhão e dar mais informações a respeito da peça em si e da manutenção preventiva que você deve manter.

Entenda mais sobre o cardan de caminhão

O eixo cardan é composto por diversos tipos de peças que, juntas, o formam. Dentre elas podemos citar as seguintes:

  • Suportes;
  • Rolamentos;
  • Ponteiras;
  • Cruzeta;
  • Luvas.

A peça basicamente funciona de forma a manter o peso da estrutura mais equilibrado, facilitando assim a locomoção e a direção do veículo, deixando o ângulo variável.

Essa peça é utilizada não só nos caminhões, mas também em ônibus, motocicletas, veículos com tração nas quatro rodas e até máquinas agrícolas.

Manutenção preventiva do cardan de caminhão

Se você está sempre na estrada, precisa de um veículo em excelente estado de conservação, e isso também inclui o cardan de caminhão.

A melhor maneira de ter essa peça sempre em bom funcionamento é justamente lubrificando-a sempre que for necessário, já que isso minimiza os danos causados pelo atrito e pela oxidação.

Entretanto, é importante utilizar os lubrificantes corretos para garantir o resultado desejado.

O mais recomendado é que se faça essa lubrificação a cada 160 mil km, com verificações periódicas a cada 2 mil km percorridos.

Já em casos mais graves, é melhor verificar a lubrificação a cada seis meses pelo menos.

Além disso, é muito recomendado verificar se existem imperfeições, amassados, peças empenadas e outros no cardan de caminhão, antes de fazer grandes viagens.

Ao notar qualquer problema, procure um bom mecânico especializado antes de embarcar para seu destino.

Leia também: Manutenção preventiva de caminhão fora da estrada

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima