Manutenção preventiva de caminhão fora da estrada

Manutenção preventiva

Você sabe qual é a correta manutenção preventiva de caminhão fora da estrada?

Em nosso país é muito comum que esse tipo de veículo rode por muito tempo seguido, atravessando distancias enormes todos os dias. E para que isso tudo corra bem, a manutenção preventiva é algo primordial para a segurança e a economia.

Quando fazemos esse tipo de serviço em um caminhão, devemos encarar como um verdadeiro investimento. Isso porque os gastos diminuem bastante após uma boa revisão, chegando até a 30% de redução.

Além disso, a revisão deve estar em dia já que um veículo sem manutenção pode sofrer uma pane a qualquer momento, prejudicando os lucros da viagem que se está fazendo.

Ou seja, menos gastos, segurança, menores riscos de acidentes. São vantagens enormes ao se fazer manutenção preventiva de caminhão fora da estrada.

Veja agora os dez principais pontos que você precisa verificar em seu caminhão na próxima manutenção preventiva.

Filtros

Você sabia que os filtros de combustível e também de ar precisam receber troca periódica e que essa troca deve ser feita por outros filtros originais?

É muito importante ficar atento para saber quando fazer essa troca. Geralmente, o filtro de ar fica bem sujo e com cor escura.

Já para realizar a troca do filtro de óleo, usa-se muito a chamada chave saca-filtro, que facilita muito a retirada.

Freios

Os freios são itens de extrema importância para qualquer veículo, mas principalmente para os caminhões.

É preciso drenar água acumulada nos balões de ar dos freios e ver as pastilhas ou lonas de freio, trocando também as suas respectivas molas.

Ao verificar todos esses itens, não se esqueça também de conferir tambores e sapatas e ajustar o funcionamento geral do freio.

Um paquímetro pode ajudar muito a verificar o ajuste e o estado dessas peças.

Óleo do motor

Outro importante item que deve estar na sua lista de verificações da manutenção preventiva, é o óleo do motor.

Conferir pela vareta e verificar se há detritos no óleo é o primeiro ponto de importância.

E claro, não se esqueça nunca de realizar a troca na hora certa, de acordo com a orientação.

Suspensão

Verificar sempre se as molas e todo o sistema estão em bom estado é o principal. Depois disso, verifique se tudo está bem lubrificado.

No conjunto de suspensão é preciso sempre analisar todos os itens, desde buchas, parafusos e diversos outros.

O macaco hidráulico é um item de primeira importância nesse momento, já que você precisa deixar o caminhão mais elevado para verificar as peças.

Paletas do limpador

Se você deixa sempre para depois a verificação das paletas do limpador, saiba então que pode ter uma surpresa desagradável em horas de chuva. Esses itens são essenciais para que você possa ter boa visibilidade nesses momentos.

Esses itens ressecam bastante, principalmente quando estão sem uso há muito tempo. Além disso, usar paletas em mal estado pode até mesmo danificar o para-brisa do seu caminhão.

Pneus

Pneus gastos em qualquer veículo é algo extremamente perigoso. Jamais se deve rodar assim, já que é muito fácil ter acidentes.

Verifique visualmente qual a profundidade dos sulcos dos pneus, para verificar como está a integridade.

Verifique também a calibragem, com o manômetro e um martelo de madeira para que esteja sempre correta. Aproveite e verifique também o estepe.

Luzes

Lâmpadas queimadas são um problema relativamente comum e você deve fazer a substituição assim que puder.

Mas verifique mais profundamente, para ver se não há algum tipo de pane no sistema elétrico, já que isso pode ser bem perigoso.

Ou seja, conferir tudo, relês, fusíveis e cabos é fundamental. Um bom alinhador de faróis também pode ajudar a manter esse item bem regulado. O multímetro não deixa de ser igualmente uma boa ajuda na verificação e para encontrar falhas.

Sistema elétrico

Uma pane no sistema elétrico pode ser algo terrível. Sendo assim, é muito importante que você sempre verifique se há oxidações ou maus contatos.

Não se esqueça também de ver como está a água da bateria.

Verifique também os módulos do caminhão e esteja sempre com um multímetro por perto, para identificar possíveis falhas no sistema. Um kit extra de fusíveis também pode ajudar a eliminar possíveis problemas.

Quinta roda

Item muito importante nos caminhões e tratores, a chamada quinta roda precisa ser conferida periodicamente.

Verifique sempre se está firme e limpe a graxa. Um bom aplicador de graxa pode ajudar muito nessa limpeza e na troca por uma nova.

Módulo de injeção

Para os que já contam com um caminhão que tem injeção eletrônica, é muito importante manter o software de módulo de injeção bem atualizado conforme o fabricante recomendar.

Fazer diagnósticos periódicos também ajuda muito e pode verificar a injeção de maneira mais completa possível. 

O Scanner diesel é fundamental para que você consiga identificar e corrigir quaisquer problemas em motores que usam esse tipo de combustível.

Você consegue visualizar melhor essas falhas, tornando-o uma ferramenta essencial para fazer a manutenção preventiva.

Além desses itens citados, existem outros diversos com os quais você deve ter atenção ao realizar a sua revisão.

Um caminhão em dia evita gastos desnecessários com reparos, multas, evita apreensões e o principal: mantém você em segurança.

Evite todos esses problemas fazendo uma manutenção preventiva o quanto antes em seu caminhão.

Leia também: Peças de caminhão: Quais as peças que precisam ser trocadas periodicamente

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima