Peças de caminhão: Quais as peças que precisam ser trocadas periodicamente

Peças de caminhão

Sabemos que o transporte de itens por meio de cargas é muito forte em nosso país. E os caminhões que transportam esses bens estão sempre nas estradas, indo de um lado a outro do Brasil. Com isso, as peças de caminhão sofrem desgaste.

Justamente por isso, é muito importante que se faça uma boa manutenção preventiva e que se tenha atenção ao período de revisões de diversas peças e partes do caminhão.

Isso inclui trocar peças de caminhão que estejam ruins ou mesmo ver se está tudo ok com o caminhão em si. Esse cuidado reflete na segurança que se tem ao pegar a estrada, além de evitar gastos de surpresa e desnecessários.

Além disso, o cuidado da manutenção preventiva ajuda muito o seu caminhão a evitar problemas em fiscalizações na estrada. 

Sabendo disso, separamos aqui algumas informações importantes relativas a peças de caminhão e quais devem ser trocadas periodicamente ou mesmo que você deva dar mais atenção.

Confira agora os detalhes.

Freios

Essa peça é a primeira a ser mencionada dada a sua importância para que o caminhoneiro fique seguro durante suas viagens.

Como o caminhão é um veículo extremamente pesado, os freios precisam estar sempre em perfeito funcionamento. Caso contrários, graves acidentes podem acabar acontecendo.

Sendo assim, se for preciso faça a troca do conjunto todo de freios antes de embarcar em uma viagem caso haja alguma falha. Isso pode garantir a sua segurança e também de outras pessoas.

Embreagem

A embreagem geralmente causa mais problemas frequentemente por conta do peso carregado pelos caminhões.

Por ser uma peça de caminhão que funciona muito com atrito, acaba tendo um desgaste muito maior. E isso sempre acaba por causar ainda mais problemas nos caminhões, já que carregam muito peso.

Ou seja, diversos tipos de componentes do sistema de embreagem podem dar problemas, requerendo assim uma troca completa.

Pneus

Os pneus são itens que merecem muita atenção pelos caminhoneiros, já que demandam trocas periódicas e são responsáveis por boa parte da segurança na estrada.

Por conta da carga excessiva e muito tempo rodando, eles tendem simplesmente a estragar muito mais rapidamente.

Sabemos que uma troca de pneus costuma ser bem cara, entretanto, negligenciar essa necessidade pode vir a trazer problemas muito graves.

Suspensão

A suspensão de um caminhão deve ter força suficiente para resistir a todo o peso. Caso ela tenha problemas, algum acidente pode acontecer.

Sendo assim, fazer revisões constantes nos amortecedores e outros itens da suspensão é obrigatório.

Motor

O moto em si não é uma peça de caminhão que precisa de uma troca, já que isso acaba sendo algo extremamente caro. Entretanto, precisa de uma avaliação recorrente para evitar problemas.

Para garantir a segurança durante as suas viagens, é muito importante checar sempre a injeção de combustível e outros itens importantes. Isso ajuda a manter o consumo de combustível e o funcionamento dentro da normalidade.

Luzes e faróis

Esses itens são de extrema importância para evitar acidentes na estrada e garantir a iluminação. Sendo assim, precisam de manutenção e trocas periódicas para garantir a sua segurança.

Os filamentos das lâmpadas podem dar problemas e necessitando assim da troca destas. Vale dizer que o problema nas luzes pode indicar situações mais sérias, como até mesmo falhas na bateria.

Sendo assim, veja sempre com atenção essas falhas e revise sempre para evitar surpresas na estrada.

Cuide da manutenção das peças de caminhão

Cuidar da manutenção periódica do seu caminho é crucial para garantir a sua segurança e de outras pessoas. Além disso, mantém sua máquina preparada para mais viagens, evitando muitos gastos repentinos.

Não deixe nunca a manutenção preventiva para depois. Essa pode ser na verdade uma grande economia para você.

Algumas peças de caminhão precisam ser trocadas periodicamente e é preciso manter sempre isso em mente para fazer viagens mais seguras.

Leia também: Rolamentos do Caminhão – Dicas e hora certa de trocar

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima