Bateria de caminhão: saiba tudo sobre manutenção e bom funcionamento

Bateria de caminhão

Bateria de caminhão é coisa séria. E todo caminhoneiro sabe que é muito desagradável ter de lidar com um caminhão que não liga por uma bateria descarregada ou que simplesmente exauriu sua vida útil.

E claro, todo o transtorno que seguem as manutenções, trocas e o tempo que é perdido com esse processo. O gasto em uma bateria nova, de surpresa, também não é nem um pouco agradável.

Justamente por isso, é muito importante dar total atenção a essa parte fundamental do seu caminhão e saber como anda a bateria.

E você? Sabe identificar se a bateria de caminhão está ainda em bom funcionamento? Conhece os sinais característicos de quando ela está para descarregar?

Hoje, vamos dar uma atenção especial a esse tema e ajudar você a entender tudo sobre bateria de caminhão.

Como saber se a bateria de caminhão está no fim da vida

Existem diversas formas de testar se a bateria de caminhão está no fim da vida, mas você pode pedir ao mecânico para usar o densímetro sempre que fizer uma revisão de rotina.

Esse instrumento ajuda a identificar o nível da corrente elétrica em que a bateria está trabalhando. E caso esse nível esteja abaixo do indicado, pode ser hora de dar uma atenção extra à peça.

Os caminhões trabalham com duas baterias, justamente por conta do fato de precisarem de ainda mais força na hora de ligar e se manter em movimento.

Portanto, é motivo redobrado para você ter atenção e evitar um grande gasto de surpresa por conta de uma bateria.

Outros sinais de que a bateria de caminhão possa estar no fim da vida são:

  • Aviso luminoso no painel;
  • Falha em aparelhos eletrônicos do caminhão;
  • Farol fraco;
  • Dificuldades para dar partida no veículo.

Confira se esses sinais estão surgindo em seu caminhão e tome logo as devidas providências.

Conheça alguns fatores que podem aumentar a vida útil da bateria

Você sabia que é sim possível aumentar a vida útil da sua bateria de caminhão? O modo como usamos o veículo, bem como o quanto a utilizamos com acessórios eletrônicos pode prejudicar ou ajudar com que ela dure mais.

Confira agora algumas das formas de manter a peça em bom estado por mais tempo.

Manter o caminhão sempre revisado

Ter um caminhão e não o levar para revisões periódicas com certeza é uma péssima ideia. Portanto, é muito importante fazer essa manutenção preventiva de tempos em tempos para garantir o bom funcionamento do veículo como um todo.

Durante as revisões, as baterias também passam por testagem, e outras peças, como os cabos, velas e outros também influenciam na sua durabilidade.

Ou seja, manter outras peças em bom estado é fundamental para manter a sua bateria sempre funcionando.

Manter seu caminhão sempre com peças originais

Você sabia que utilizar peças originais pode ajudar muito com que a bateria de caminhão continue em bom estado por muito mais tempo? Pois bem, quando você usa peças que são aprovadas pela montadora no sistema elétrico do caminhão, você protege a sua bateria ainda mais.

Com isso, você acaba evitando problemas em conectores e sobrecargas no sistema elétrico, ajudando com que seu caminhão rode muito melhor e por muito mais tempo.

Evitar dar a partida com equipamentos eletrônicos ligados

Como sabemos, muitos caminhoneiros viajam com diversos aparelhos eletrônicos em suas cabines, tudo para melhorar a experiência da viagem e uma boa qualidade de vida na estrada.

Entretanto, é importante ter atenção e evitar ao máximo dar partida com faróis, gps, rádio e outros itens do veículo ligados.

Isso acaba fazendo com que a bateria de caminhão precise trabalhar dobrado para que possa dar a partida e ainda manter esses aparelhos funcionando.

Antes de dar partida no motor do caminhão, desligue tudo.

Deixe a bateria desconectada enquanto for tirar férias

Vai parar para descansar por alguns dias ou deixar o caminhão fazendo algum tipo de manutenção que não necessite de movimento constante? É hora de deixar a bateria desconectada.

Como algumas partes do caminhão continuam funcionando mesmo com ele desligado, a bateria vai lentamente se consumindo.

Portanto, desconectar o negativo é uma excelente opção para preservar a carga da sua bateria.

Cuidar da bateria de caminhão é fundamental

Se você quer evitar apertos na hora da viagem, é primordial cuidar muito bem da sua bateria e manter a peça em ótimo estado.

Em algum momento você realmente irá precisar fazer a troca, e isso é um fato. Mas quanto mais puder preservar a vida útil dela, melhor.

Cuide bem da bateria de caminhão e continue fazendo viagens em segurança e com menos imprevistos.

Leia também: Saiba mais sobre os filtros do caminhão e entenda a importância da troca

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima