Cuidados e manutenção com a suspensão de caminhão

Suspensão de caminhão

A suspensão de caminhão é um item de primeira importância quando pensamos em segurança na estrada, principalmente quando estamos levando cargas pesadas.

Infelizmente, entretanto, muitos caminhoneiros não conhecem bem como funciona o sistema e nem mesmo sabem como exatamente manter os cuidados constantes.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações bem interessantes para você que não sabe, mas quer se informar mais a respeito dessa parte importante do veículo.

Hoje, iremos falar mais a respeito da suspensão de caminhão, como ela funciona e quais são suas principais partes, bem como iremos entender melhor a respeito do cuidado que devemos ter com esse sistema.

O que é a suspensão de caminhão e para que serve?

A suspensão de caminhão é um sistema feito especialmente para absorver impactos que o veículo recebe quando passa por obstáculos, seja qual for o terreno em que esteja.

Quando temos uma suspensão bem regulada e com funcionamento dentro do esperado, o que ocorre é que temos, portanto, um veículo mais seguro e estabilizado, que corre muito menos riscos de acidentes.

Também vale dizer que a suspensão de caminhão é diferente da de carros, e, com isso, requer também outros tipos de cuidados especiais.

O feixe de molas, por exemplo, se esticam e absorvem o impacto que o caminhão recebe ao passar por algum tipo de variação no terreno ou obstáculo, fazendo com que não perca sua sustentação.

Conheça algumas das partes da suspensão de caminhão

É muito importante também conhecer mais a respeito de algumas das partes principais da suspensão de caminhão. Com isso, fica mais simples entender o que é e como cuidar.

Vamos agora analisar com mais cuidado quais são essas partes e quais as suas funções dentro da suspensão.

Mola

Sem as molas, o caminhão iria simplesmente absorver todos os impactos que recebesse, o que provocaria avarias e muitos acidentes. Sendo assim, essa é uma das partes principais do sistema de suspensão do caminhão.

As molas de caminhão são diferentes do que as de outros veículos. Elas têm formato de feixe e são formadas por barras de ferro, chamadas também de molas de flexão.

Barra estabilizadora

Como o próprio nome diz, a função da barra estabilizadora, é garantir que o caminhão não perca o controle durante curvas, por exemplo.

Ela ajuda a evitar acidentes, mantendo o veículo bem estabilizado e seguro.

Basicamente ela é uma barra de ferro que une dois braços de suspensão que pertencem a um mesmo eixo, tornando toda a máquina mais estável.

Bandeja de suspensão

A bandeja de suspensão é uma peça de suma importância que requer revisões constantes. Essa peça garante o alinhamento das rodas, além de manter equilibrada a força que o veículo recebe em manobras e curvas.

Essa peça recebe bastante impacto, e uma falha pode causar graves acidentes.

Amortecedor

Uma peça crucial para garantir todo o conforto dentro da cabine são os amortecedores.

Essa peça evita derrapagens, cuidando da boa aderência do veículo ao chão e controla também todo o sistema de molas para que se absorva o máximo de impacto possível.

Dicas de cuidados com a suspensão de caminhão

Agora que você já conhece algumas das principais peças desse sistema de suspensão de caminhão, é muito importante também saber como cuidar e manter isso tudo funcionando como se deve.

Agora, vamos analisar algumas informações importantes a respeito dos cuidados que você precisa manter para evitar acidentes e continuar fazendo viagens seguras.

Revise os componentes da suspensão

Um grande fator de economia e segurança, é a realização de revisões periódicas em seu caminhão. A cada dez mil quilômetros rodados pode ser uma boa opção para manter você sem problemas.

Procure sempre mecânicos de qualidade e profissionalismo e faça as revisões em todo o veículo e também no sistema de suspensão.

Lubrifique o que for necessário

Os amortecedores precisam estar sempre bem lubrificados para garantir o conforto e a segurança em suas viagens. E é claro que essa lubrificação precisa ocorrer sempre com produtos de qualidade.

Procure mecânicos de confiança e peça para verificar as peças e lubrificar corretamente.

Use peças originais

Peças originais fazem total diferença no desempenho do seu caminhão. É crucial que você tenha esse cuidado, fazendo assim com que se economize com outros gastos mais sérios em decorrência de peças paralelas.

Além das originais terem vida útil maior, você ainda consegue também ajudar com que outras peças não sofram prejuízo.

Peças originais podem representar uma grande economia no longo prazo, pense nisso.

Alinhe o caminhão

O alinhamento é muito importante, pois garante que todos os componentes, inclusive a suspensão de caminhão, funcione da forma devida e com a angulação correta.

Como nossas estradas costumam ter muitos buracos e outros tipos de obstáculos e desníveis, ter um caminhão desalinhado é uma realidade.

Portanto, fazer esse serviço periodicamente é fundamental. Não deixe de solucionar esse problema para evitar desgaste de peças e até mesmo acidentes.

Cuidar da suspensão de caminhão é fundamental

Com todas essas dicas e informações, ficou bem claro o quanto é importante manter cuidados e manutenção adequados com a suspensão, não é mesmo?

E realmente não seria diferente, já que uma máquina que roda tanto, precisa mesmo de muitos cuidados.

A suspensão de caminhão é um item primordial. Não deixe de revisar seu bruto e mantê-lo em bom estado de funcionamento.

Leia também: Bateria de caminhão: saiba tudo sobre manutenção e bom funcionamento

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima