Quais as principais diferenças entre torque e potência?

Torque e potência

Se está minimamente familiarizado com o mundo dos caminhões e veículos, provavelmente as palavras torque e potência não devem ser tão estranhas para você. Entretanto, um questionamento: você saberia dizer quais são as principais diferenças entre estes dois conceitos?

Se ainda não sabe, não se preocupe. Pois, ao longo deste artigo, descubra as diferenças. Para isso, descubra o significado de cada um dos conceitos, e por fim, saiba a resposta desta pergunta bastante importante.

Dessa forma, continue a ler o artigo e entenda o mais rápido possível, a importância de cada um, assim como, as suas principais diferenças. Para os profissionais, sempre é interessante, conhecer mais sobre seu instrumento de trabalho. Boa leitura.

O que é torque?

Primeiramente, o conceito vem da física. Mas, em resumo, é a capacidade que o motor tem de fazer esforço. Basicamente, é a força que você dá ao motor ao acelerá-lo. Indo para um exemplo mais prático, imagine que você quer parafusar uma parede. Então, a força que você impõe na chave de fenda para fazer o parafuso girar, é o torque.

Ele é quem puxa o carro da inércia na hora que o sinal muda de vermelho para verde, proporcionando o impulso e a velocidade. E engana-se que esse conceito só é válido para carros ultra velozes. Na verdade, ele é importante para veículos que precisam andar a baixa velocidade, como tratores, por exemplo.

Aliás, uma forma de medir o torque, aqui no Brasil é usar a abreviatura kgfm. Em síntese, uma unidade de força (quilograma força) e uma de comprimento (metro). Novamente, reforçando o conceito, o torque é a força que o motor precisa para o carro se mover.

O que é potência?

Agora, quanto ao conceito de potência também vem da física. Tecnicamente falando, é a multiplicação do torque pela rotação do motor. Entretanto, falando de carros, o significado é mais fácil de explicar. Isso porque ele é mais popular. O mais fácil de lembrar é quando há as propagandas dos carros, o termo potência geralmente é o mais valorizado.

Lembra das frases “este carro tem 400 cavalos” ou “esse carro chega a 100 km/h em 7 segundos”. Então, é da potência que geralmente eles estão citando. Mas voltando ao conceito, a grosso modo, ele trabalha o motor de tal maneira para alcançar determinada velocidade.

Por exemplo, é fácil saber se um carro é potente, se você consegue mais velocidade em menos tempo. Carros esportivos precisam ter mais velocidade, logo, são os mais famosos por terem a maior potência no mercado. Para isso, basta ver quantos cavalos eles têm, além disso, saberá em quantos segundos eles atingem a marca de 100 km/h.

Quais são as principais diferenças entre torque e potência?

Agora que sabe quais são os conceitos de ambos, é preciso falar das diferenças. Então, como pode ver, o torque será o responsável por dar a força necessária ao motor. Consequentemente, fará com que o carro se mova. Dependendo do objetivo, ele será o fator principal na hora de dirigir. Por exemplo, em veículos pesados, ele é um item fundamental para que o carro desenvolva.

Já para carros mais populares, ele é perfeito para pensar na hora do trânsito. Ele fará com que o carro se mova e obtenha a força necessária para tal ato. Com isso, ajuda na arrancada, possibilitando que o veículo simplesmente se mova.

Por outro lado, a potência, a grosso modo, é que dará velocidade ao motor. É mais fácil explicar o conceito quando imaginamos os modelos esportivos, pois lá a velocidade é o item principal. Mas trazendo ao cotidiano, o veículo popular precisará da potência, no momento de fazer uma ultrapassagem, por exemplo.

Mas, é errôneo pensar nos dois conceitos como algo opostos. Na verdade, ambos se complementam. Tanto que é fácil encontrar nos veículos populares, principalmente, um bom equilíbrio para que os dois itens trabalhem bem, e assim, o funcionamento do veículo seja perfeito.

Leia também: Para que serve o tacógrafo no caminhão?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima