Quais as peças de caminhão que mais dão problemas?

Peças de caminhão

Você sabe quais as peças de caminhão que mais dão problemas? O caminhão é um veículo que fica o tempo todo exposto a diversos tipos de situações adversas, de modo que enfrenta estradas ruins, climas diferentes e outros.

Com tanto tempo rodando na estrada, o mais certo sempre é que você mantenha as manutenções preventivas sempre dentro do calendário, para evitar que algumas peças simplesmente se desgastem sem que você perceba.

De todas as peças do caminhão, existem algumas que mais tem facilidade para ter problemas. Com isso, trouxemos uma boa lista para que você compreenda melhor quais as que tem mais chances de ter problema. Confira.

Freios

Os freios são de extrema importância para o caminhão e, além disso, também é muito importante que você consiga entender que é um dos sistemas de peças que mais estraga.

Isso porque a peça com certeza é uma das mais exigidas num caminhão, muito por conta do seu peso, e também do peso que ele carrega.

Sendo assim, é muito comum encontrar freios com problemas, fazendo com que a peça precise ser trocada o quanto antes para evitar a ocorrência de acidentes.

Para ajudar a evitar o aumento do desgaste, é muito importante fazer uso do freio motor em certas ocasiões.

Luzes

Os faróis, lanternas e setas do veículo precisam sempre estar em boas condições de uso para evitar acidentes. Porém, infelizmente, é muito comum que esse tipo de peça dê problema.

Os filamentos das luzes podem frequentemente se danificar, também por conta da trepidação em contato com os buracos. Isso é algo que prejudica muito a durabilidade das peças.

Com isso, o conjunto de luzes do caminhão precisa de revisões e de ajustes. Até mesmo porque os problemas nos faróis podem indicar também avarias na parte elétrica do seu caminhão.

Pneus

Itens importantíssimos para viagens em segurança, os pneus precisam sempre estar em boa condição, com os sulcos profundos, para evitar situações em que escorreguem na pista.

Pneus carecas são uma receita para acidentes, colocando em risco a vida do caminhoneiro e de outras pessoas que também estão na mesma estrada.

Buracos na estrada, falta de calibragem, excesso de carga e diversos outros fatores impactam ativamente no tempo de vida do pneu. Portanto, nada mais prudente do que verificar sempre sua condição.

Ao fazer a troca, lembre-se de optar por marcas de boa qualidade, para que a vida do seu pneu seja muito maior, propiciando assim uma grande economia.

Suspensão

Com a maioria das rodovias brasileiras em mal estado, é muito comum que todo o jogo de suspensão do caminhão venha a ter problemas de maneira recorrente.

Isso é deveras comum, e muitas pessoas acabam tendo problemas sérios com seu caminhão por conta de falhas no sistema de contenção de impacto.

Apenas pelo fato de levar a carga a suspensão já sofre bastante. Quando lidamos com cargas e em condições extremamente adversas, a suspensão é mais fragilizada ainda.

Sendo assim, sempre se lembre de incluir esse item nas suas revisões periódicas.

Cuidar do caminhão é fundamental

Agora já sabemos quais as peças que mais dão problema no caminhão. Assim, é muito mais fácil reconhecer as necessidades na hora de buscar fazer a revisão do seu bruto.

Cuidar das peças garante a sua segurança e evita gastos desnecessários que podem acontecer quando o seu caminhão simplesmente quebra de maneira repentina.

Ao trocar peças, use sempre marcas de qualidade, e não demore para fazer as substituições necessárias em seu caminhão. Entenda que você necessita disso para que possa continuar em segurança.

De posse dessas informações a respeito das peças de caminhão que mais dão problema, cuide de seu bruto e continue na estrada com responsabilidade e segurança sempre.

Leia também: 5 fatos sobre a troca de óleo do caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima