Calibragem de pneus: entenda a importância

Calibragem de pneus

A calibragem de pneus é algo de extrema importância. O pneu é um dos itens mais importantes do veículo pois ele faz com que o carro possa andar, através do atrito com o chão e, amortece impactos oriundos de saliências ou depressões no solo.

Calibrar é regular a pressão interna da peça, fazendo com que ele esteja em conformidade com as especificações do fabricante, por segurança.

Por isso, é importante mantê-lo calibrado para que o funcionamento dele seja pleno, evitando maiores problemas com o veículo.

Para saber mais sobre o tema e deixar o seu caminhão sempre preparado, continue acompanhando o artigo entenda.

Por que a calibragem é tão importante?

O pneu é a peça em que é distribuído o peso do veículo, e com isso, regula a carga carregada e faz o suporte da velocidade máxima atingida. A calibragem correta, faz com que o carro gaste o combustível previsto, quando houver o peso e a velocidade condizentes.

De outro lado, ela mantém a durabilidade e sua vida útil pode ser completa, afastando a possibilidade de necessidade de troca antes do período previsto, o que gera custos de manutenção e compra da peça.

Quando se deve fazer a calibragem de pneus?

Conforme recomendação da maioria das montadoras, a calibragem deve ser feita a cada quinze dias. Os pneus devem estar frios, ou seja, não podem ter rodado excessivamente.

Dependendo do tipo de solo que vá se percorrer, vale a pena a diminuição da calibragem, ou, pelo peso que irá levar no veículo. Estas instruções estão no manual do carro, as quais podem ser verificadas para melhor funcionamento!

Se os pneus perderem a calibragem antes de um período de quinze dias, é importante que se verifique o que está causando a perda, para corrigir o problema pois, caso persista, ele pode gerar instabilidade no carro, inclusive acidentes.

Por que é importante calibrar o estepe?

O estepe é o pneu para emergências e, caso essa aconteça, é necessário que ele esteja em perfeitas condições para rodar. Assim que o pneu furar, deve-se parar o carro e trocar.

Caso contrário, cada quilometro rodado com o pneu furado, diminui a durabilidade e condições da peça.

A calibragem do estepe deve ser feita para que ele esteja igual aos outros itens, evitando maiores problemas quando do uso, podendo, inclusive, gerar o desbalanceamento dos eixos. Também, calibrando constantemente, a durabilidade do estepe é maior.

E a última questão, essencial, é aquela de verificação de problemas no estepe. Com a calibragem, você poderá entender se ele está em condições de ser usado, caso necessário.

Se, calibrando, se verifica que ele não retem a pressão, ou possui barulhos, de imediato já deve procurar consertá-lo, ou trocá-lo se o caso.

O que a falta de calibragem pode causar?

Caso a calibragem esteja defasada, o consumo de combustível aumentará, o carro não responderá normalmente, principalmente em relação às manobras e, poderá acontecer um acidente, uma vez que a regulagem está em desconformidade.

Alguns problemas que o pneu apresentar, podem ser devido ao vencimento de sua validade e não a calibragem. Assim, é necessário que se verifique o vencimento e se troque as peças quando necessário, pois pneus fora da validade podem apresentar muita instabilidade.

Dicas para a calibragem perfeita

O primeiro ponto é calibrar de acordo com as orientações do fabricante, pois ela é técnica. Observe o peso do carro, conforme essas definições, e a quantidade de pressão que deverá ser colocada, para que se adeque às orientações.

Calibre o pneu frio, sem ter rodado com o veículo, sendo as diferenças de pressão mínimas. Caso o calibre com eles aquecidos, há diferença de pressão e nem sempre se atingirá realmente a medida necessária para a calibragem.

Verifique a pressão semanalmente, como forma de precaução, para que a durabilidade do pneu seja efetiva e não haja problemas em relação a eles.

Leia também: Quais as peças de caminhão que mais dão problemas?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima