Peças que mais precisam de manutenção no caminhão

Peças que mais precisam de manutenção no caminhão

Há muitos componentes que devem ser substituídos quando o assunto é caminhão. Pensando em ajudar, selecionamos algumas informações sobre peças que mais precisam de manutenção no caminhão.

É importante entender que a manutenção preventiva é fundamental para reduzir riscos e impacto nessas peças. Quando estão desgastadas, podem ocasionar acidentes em uma estrada, gerando situações de risco de vida.

Continue acompanhando e veja todos os detalhes sobre o tema. Mantenha seu caminhão mais protegido com as nossas dicas.

Entenda a importância de cuidar das peças dos caminhões

Os caminhões tem a grande e importante função de transporte de cargas caras e isso pode gerar um impacto financeiro muito grande quando as questões de segurança não forem respeitadas.

Por isso é fundamental fazer a manutenção efetiva e a troca das peças constantemente, respeitando os prazos.

Uma negligencia na hora de realizar as trocas das peças de maneira correta pode acarretar diversos problemas. Sendo assim, é de suma importância conhecer a máquina e saber quando é hora da substituição de itens.

Saiba quais peças mais precisam de manutenção no caminhão

Existem algumas peças que apresentam desgastes maiores em menos tempo que outras. Justamente por isso, precisam de manutenção constante e substituição frequente.

Veja abaixo 5 peças que mais precisam de manutenção no caminhão.

Freios

Os desgastes do freio podem gerar situações irreversíveis, como exemplo, um acidente na estrada, visto que a vida útil desses componentes está relacionada ao quanto ele roda. Quando mais o caminhão é utilizado, maior será a necessidade de troca frequente deles.

Verifique isso na concessionária do seu veículo, para futuramente não ocasionar a falha em todo o sistema de freio.

Motor

Ele merece uma atenção diferenciada, depois além de ser um componente super importante do veículo, no caso de quebra na estrada você pode gerar um perigo ao motorista, já que ele ficará exposto aguardando ajuda.

Algumas partes do motor como por exemplo injeção de combustível, nível de tração e outros, devem ser verificados para saber se estão consumindo mais diesel que o necessário.

Embreagem

Ela é responsável por oferecer potência ao motor para que ele consiga chegar até as rodas. A embreagem dispõe de diversas peças muito importantes, como por exemplo a caixa de câmbio, disco e rolamento.

Caso você tenha muitas dúvidas sobre como analisar desgaste, saiba que eles podem ser vistos facilmente quando mudar de marcha devido às vibrações e ruídos que ele ocasiona. Neste caso, além da troca de espécies é necessário fazer uma revisão total para analisar outros danos causados.

Em geral recomenda-se e que mesmo que só uma das peças esteja danificada, a troca de de todo o sistema de embreagem seja feita. Isso vai garantir a durabilidade de outros sistemas do seu veículo.

Iluminação

O sistema de iluminação do caminhão é extremamente usado, visto que, exige-se uma total atenção na estrada e algumas até mesmo possuem nenhuma iluminação, sendo a do carro meio principal de visualizar o caminho.

As peças que fazem parte desse conjunto da iluminação são os faróis dianteiros, de neblina, as lanternas, luzes de freio e outros.

Isso é necessário não só para a segurança dos motoristas como também para o cumprimento da lei que prevê que todos os componentes do caminhão estejam funcionando corretamente. Caso seja necessário, substitua as peças em pares mesmo que apenas uma esteja causando o problema. Desta maneira a durabilidade delas será semelhante da próxima vez.

Pneus

Dependendo do que o caminhão esteja destinado a carregar, os pneus demonstraram imediatamente o desgaste, uma vez que, eles são os únicos e entrou em contato com o solo e por isso exigem mais atenção.

Portanto, verifique sempre o desgaste, bem como a profundidade das suas marcas naturais, elas devem estar no nível recomendado pelo fabricante.

Lembre-se que pneus carecas podem ser muito escorregadios e isso é extremamente arriscado

Para fazer a conservação dos pneus é necessário calibrá-los semanalmente em realizar o alinhamento, bem como o balanceamento. O rodízio e a troca dele deve ser feita a cada 10000 KM rodados.

É imprescindível fazer a troca com uma empresa que seja especializada para dar garantia ao pleno funcionamento dos seus pneus.

Com essas informações sobre espécies que mais precisam de manutenção no caminhão se você é um motorista e faz uso de seu veículo, conseguirá manter-se seguro.

Leia também: Como escolher óleo ideal para caixa de marcha do caminhão?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima