Manutenção preventiva e corretiva do caminhão: entenda as diferenças

Manutenção preventiva e corretiva

Hoje você irá entender mais sobre as diferenças entre a manutenção preventiva e corretiva do caminhão, que são muito importantes para uma viagem segura.

Afinal, como saber em qual momento realizar ou mesmo como funcionam esses processos? Ter segurança na estrada é fundamental, e é disso que falaremos hoje.

Esses cuidados são primordiais para zelar pela segurança e conservação dos seus veículos e também de quem os dirige. Confira a seguir e fique por dentro do tema.

Como funciona a manutenção corretiva?

Como o nome indica a manutenção corretiva visa reparar de maneira imediata problemas que afetem diretamente o funcionamento normal de certos equipamentos do caminhão.

É comum que de tempos em tempos, certas peças e componentes passem por desgastes e, com isso, acabem necessitando de reparo ou mesmo de uma reposição.

No geral, esse tipo de manutenção não possui uma data específica, já que as peças podem dar problema e você precise levar o caminhão para um conserto de surpresa.  

Essa falta de planejamento pode levar o reparo a ter custos elevados e isso pode prejudicar a saúde financeira de muitas pessoas.

Infelizmente, não existe uma regra de quando isso pode acontecer, pode ser no meio de uma estrada ou às vezes próximo da data da manutenção preventiva.

O que é manutenção preventiva?

Esse tipo de manutenção viabiliza estratégias e práticas para monitorar e também controlar situações de desgaste das peças do seu caminhão afim de evitar o minimizar que aconteça algumas avarias dentre os caminhões.

É através da manutenção preventiva que é feita a avaliação de uma inconstância, de análises e inspeção para verificar quais são os reparos necessários

Dessa maneira, além da prevenção e da notória redução das taxas do desgaste, as avarias também são reduzidas, bem como os custos para comprar e substituição das peças.

Existem algumas ações dentro do assunto peças onde é possível fazer o reparo planejado, depois faço isso não pode existir um para as condições no seu caminhão. Veja abaixo quais itens dele estão incluídos na lista de que precisam de manutenção preventiva.

O que verificar na manutenção preventiva

A lubrificação é essencial para o óleo do motor, além do filtro de óleo. Esses itens precisam ser trocados periodicamente. Além disso, também é necessário avaliar a condição e pressão dos pneus, os freios, os fluidos da direção hidráulica, o alinhamento, o filtro de ar, refrigerador, para-brisas e outros.

Por isso, é fundamental planejar a manutenção preventiva com base nas instruções no fabricante, mas não se limitando a isso. É recomendado também analisar o desempenho de cada caminhão.

Existem caminhões que possuem uma rotina intensa e um desgaste muito grande. Levam altas cargas e muito pesadas e por isso é recomendado a esse tipo que a sua manutenção seja feita preventivamente em uma escala de tempo menor do que a de outros que possuem um dia a dia mais tranquilo.

A manutenção preventiva tende a ser bem melhor do que a manutenção corretiva e que não é programada. Isso porque, as corretivas acontecem de maneira emergencial e com isso os gastos podem ser bem altos. Sendo assim, é fundamental minimizá-los ao longo de pequenas manutenções realizadas.

No entanto, é claro que ninguém está isento de um acidente ou algo no interior do caminhão que faça com que seja necessária uma intervenção emergencial, como é o caso da manutenção corretiva.

Imprescindível entender que realizar manutenção não é apenas para deixar o seu caminhão funcionando. Existem pequenas partes do seu caminhão que precisam de total atenção para evitar qualquer acidente que possa acontecer ao longo da estrada. Principalmente, para os que carregam uma carga muito pesada.

Com essas informações sobre a diferença das manutenções e qual se torna melhor e mais viável do que a outra, basta acompanhar todo seu dia a dia do veículo, respeitando as datas limites indicadas pelo fabricante sobre a manutenção preventiva e ao perceber que existe alguma situação precisa de uma análise mais a fundo, buscar uma manutenção corretiva.

Cuide da segurança e da vida útil do seu caminhão com a manutenção preventiva e corretiva, conforme for necessário.

Leia também: Peças que mais precisam de manutenção no caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima