7 dicas para cuidar melhor do motor do caminhão

7 dicas para cuidar melhor do motor do caminhão

É imprescindível cuidar do motor do caminhão para evitar acidentes e também cuidar do seu veículo da melhor forma para não ter problemas futuros com as suas peças, preservando o estado dele.

 Se você não faz a menor ideia de como cuidar melhor do motor do caminhão, hoje você conhecerá 7 dicas que vão te ajudar nisso.

Veja quais são as 7 dicas para cuidar melhor do motor do caminhão

É muito importante cuidar no motor do caminhão, pois ele é a peça fundamental que o seu veículo precisa para se manter ativo na estrada e deixar também em segurança quem estiver dirigindo.

Veja agora quais são as 7 dicas que daremos para te ajudar a cuidar e evitar maiores problemas.

Esteja atento ao óleo do motor 

Pode parecer uma coisa muito boba e comum, mas justamente por isso trocar o óleo deve ser o primeiro item a ser visto. Isso porque, na correria do dia a dia, geralmente isso pode ser deixado de lado pois é um cuidado simples, mas se caso não seja feito, pode interferir não resultado do desempenho do caminhão.

Faça a verificação do nível do óleo com a vareta e veja se há manchas ou resíduos. Caso tenha, procure fazer a troca, dentro do prazo estipulado pelo fabricante.

Verifique os filtros de óleo

Além de verificar o óleo do motor, é imprescindível fazer a verificação dos filtros também.

Devido à alta taxa de enxofre no diesel, o motor do caminhão pode ficar prejudicado e inclusive pode gerar transtornos na sua mecanização.

Sendo assim, fique atento a essas 2 manutenções essenciais para o bom funcionamento do seu veículo e procure sempre trocar dentro do prazo.

Não deixe o seu tanque vazio

É imprescindível deixar o seu tanque cheio de combustível constantemente. A falta dele ou mantê-lo sempre no limite do mínimo pode fazer com que o seu caminhão tenha que se desempenhar ainda mais e e como isso, forçando o seu veículo a trabalhar muito mais do que ele trabalharia se fosse com tanque cheio.

Além disso, pode danificar drasticamente o motor.

Fique atento aos sinais do seu caminhão

Em geral, quando algo está errado em um carro, ele tende a te alertar que é necessário realizar uma manutenção. Da mesma forma acontece com o caminhão. É extremamente necessário ficar atento aos sinais que ele der, seja excesso de fumaça, barulhos diferentes do que ele produz e outros.

Verifique constantemente a temperatura

É fundamental manter a temperatura do motor do seu caminhão em equilíbrio e, portanto, evitar oscilações.

O primeiro sinal de que algo deu errado e que isso pode interferir negativamente no seu funcionamento é o aumento ou a baixa da sua temperatura constante. Por isso, verifique e identifique algumas peças como por exemplo a bomba de água, o radiador, válvula termostática e outros.

Nunca se esqueça de verificar o manual

É muito comum ter dúvidas sobre o cuidado de veículos de grande porte. Por isso, é fundamental verificar sempre o manual do seu caminhão e deixá-lo de fácil acesso para que possíveis dúvidas que surgirem, possam ser sanadas.

Tenha cuidado com os purificadores de ar

Por realizar longos percursos nas estradas, os caminhões enfrentam caminhos que possuem muita irregularidade no asfalto e com isso as sujeiras podem pode ser sugadas pelo motor do veículo.

Para evitar que isso aconteça, limpe constantemente os purificadores de ar para soltar todas as impurezas que estiverem ali.

Essas dicas são fundamentais para manter o bom funcionamento do seu caminhão e evitar futuros e acidentes.

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva do caminhão: entenda as diferenças

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima