Como escolher a lona de caminhão

Como escolher a lona de caminhão

Escolher a lona de caminhão é fundamental para um caminhoneiro que já tem o costume. No entanto, pode ser um desafio para muitos. Veja abaixo como fazer a escolha certa e também quais as dicas que daremos.

Certamente, escolher a lona certa do caminhão com base nessas dicas será mais fácil e trará mais praticidade para você. Além disso, quando o assunto é veículo de carga pesada, é fundamental ter mais segurança.

Veja como escolher lona de caminhão corretamente

Para ter a lona de caminhão correta, é fundamental seguir algumas dicas que farão total diferença na segurança do seu veículo de carga.

Veja abaixo 4 dicas que vão te nortear para fazer a escolha correta.

1. Decida o tamanho certo da lona de caminhão

O primeiro passo é saber qual o tamanho certo que você precisa da lona, pois apesar do tecido ser muito importante, o tamanho deve ser prioridade.

Não basta apenas o tecido ser “grosso” e cobrir toda a extensão. É fundamental que ele faça isso sem esticar por completo. Para minimizar os riscos de rasgas ou estragar com mais facilidade o material.

Caso sobre lona demais, também é preocupante, visto que, o tecido pode deixar o conteúdo da carga solto e acabar não sendo funcional.

2. Verifique a qualidade da lona de caminhão

Sabendo escolher o tamanho correto para a sua lona de caminhão, fazer a escolha do material, principalmente um que seja de qualidade, fica mais fácil.

Primeiro de tudo você precisa saber que nem todas as lonas são iguais e para isso é necessário analisar as que estão disponíveis no mercado, bem como do material que for fabricada.

Isso porque existem materiais que são anti corrosivos por que ajudam os caminhoneiros que passam por situações de muita chuva e dificuldades ao longo da estrada.

Também é recomendado analisar a costura da lona para verificar se de fato ela está alinhada da forma correta.

3. Analise os aspectos de manutenção

Antes de efetuar a compra de uma lona para o seu caminhão é imprescindível verificar quais são os fatores de manutenção para ela, para um modelo específico que você comprará.

Procure lonas que sejam fáceis de manter, pois em casos que existe muita dificuldade na sua manutenção, pode ser um fator problema para a sua lona.

Observe também aquelas que esticam demais e fuja delas. Normalmente elas estão associadas a pouca durabilidade. Consequentemente passam por situações de rasgos e perfurações mais facilmente.

Se você precisa de uma dica de como lavar a sua lona, o básico é fazer a lavagem com água e sabão e esperar para não a guardar molhada. Isso pode ocasionar mofo na sua lona e também prejudicar a durabilidade dela

4.  Teste de rentabilidade

É fundamental analisar o custo-benefício do produto que você irá comprar. Geralmente tudo o que envolve caminhão não costuma ser muito barato.

Portanto, para não gastar o seu dinheiro em vão é necessário analisar com cautela as lonas, em geral acho que aparentemente possuem um valor não muito acessível, para averiguar se de fato vale a pena investir o seu dinheiro numa peça que é mais cara.

Com todas as informações acima certamente fica mais fácil fazer a escolha da lona do seu caminhão de maneira correta. É fundamental também procurar informações com o fabricante para saber se não existe nenhum modelo que se adeque melhor ao tamanho dele.

Não esqueça de fazer as comparações sobre o tamanho qualidade e principalmente sobre o seu custo-benefício. Lembre-se que não é só uma lona de caminhão para cobrir o que está dentro do seu veículo e sim para proteger os bens que você carrega e até mesmo a segurança de quem estiver dentro do caminhão além de você.

Leia também: 7 dicas para cuidar melhor do motor do caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima