Farol auxiliar para caminhão: qual escolher e como utilizar

Farol auxiliar para caminhão

Você sabe como escolher farol auxiliar para caminhão? Vamos te ajudar como escolher e como utilizar corretamente.

Qualquer veículo precisa dos componentes certos para poder funcionar perfeitamente. Com os caminhões não é diferente, eles precisam que todos eles estejam alinhados para o bom funcionamento e também para estar de acordo com o que a legislação pede e não sofrer nenhuma consequência no futuro.

Quando pensamos em veículos de grande porte, como por exemplo os caminhões, as lanternas são fundamentais não só para a Iluminação, como também para a segurança de quem está dentro do veículo como quem está fora.

Nem sempre a informação sobre qual farol auxiliar escolher e como usar, é passada, pensando nisso, selecionamos algumas informações para você.

Veja quais tipos de faróis auxiliares existem para caminhão

Para os caminhões existem 2 tipos de faróis que são auxiliadores e por isso recebem os nomes de: Farol auxiliar de milha e farol auxiliar de neblina. Veja a distinção entre eles.

Farol auxiliar de milha

Esse tipo de Farol, como o próprio nome já diz possui um alcance de milha, ou seja, consegue alcançar uma longa direção. Ele é essencial para viagens que são realizadas no período da noite e em lugares onde não possuem muita iluminação, tão pouco estradas que tenham algum tipo de sinalização.

Esse tipo de Farol só pode ser usado em locais onde realmente não haja tanta claridade assim. Isso porque, caso você acione esse Farol em locais muito claros, pode acabar interferindo na direção de outros motoristas, principalmente os que estiverem na via contrária à sua.

Farol auxiliar de neblina

Já os faróis de neblina, só são necessários usar quando estiver com forte neblina, muita chuva ou até mesmo tempestades. A diferença dele entre o Farol de milha, é que ele não tem uma luz tão potente quanto o outro depois a sua função é mais auxiliar na visibilidade da pista, caso a mesma seja bem baixa durante o trajeto nesse clima.

Saiba como escolher e usar o Farol auxiliar do caminhão

Você deve ficar atento a algumas situações quando for escolher o Farol auxiliar do seu caminhão. Por exemplo, é necessário que a lâmpada seja da cor que a original do modelos do seu veículo.

Existem muitas inovações e algumas possuem uma coloração diferente, isso pode ser até um chamariz para deixar o seu caminhão personalizado, mas não caia nessa. A recomendação principal é que você mantenha a mesma cor de lâmpada de quando você o comprou.

Outro ponto importante para a escolha do Farol auxiliar do seu caminhão, é que você tenha muito cuidado ao escolher o formato e onde comprar os seus faróis. O formato também precisa ser como o original de fábrica, respeitando a marca e o modelo. Além disso, procure comprar peças que sejam originais para você não ter problemas futuros com os faróis do seu carro.

A escolha sobre qual você deve colocar, diz muito sobre o trajeto que você faz. Por exemplo, se você precisa fazer muitas viagens a trabalho ao longo da noite, é extremamente necessário que você tenha os 2 faróis auxiliares para o seu caminhão, tanto o de milha como o de neblina.

É importante salientar que você faça uso desses faróis auxiliares, apenas quando for necessário. O uso indevido deles pode ocasionar acidentes com quem esteja de frente para você e até mesmo com você.

A sua segurança e a de quem mais estiver dentro do caminhão extremamente importante. Agora que você já sabe sobre farol auxiliar de caminhão, como escolher e qual usar, não deixe de usá-los no momento adequado e lembrando sempre de fazer isso com cautela para evitar acidentes.

Leia também: Quantidade de estepes do caminhão: saiba quantos a legislação pede

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima