5 dicas para economizar diesel no caminhão

5 dicas para economizar diesel no caminhão

Você sabe como economizar diesel no caminhão de forma mais eficiente e evitar gastos desnecessários nas suas viagens?

Hoje em dia, é possível identificar preços exorbitantes quando o assunto é combustível. Seja a gasolina, gás natural, etanol e diesel, todos esses subiram o valor ao longo desses anos.

Para as pessoas que precisam trabalhar com os seus veículos, é fundamental obter dicas para gastar menos. Pensando nos usuários de caminhão, selecionamos 5 dicas para economizar o diesel neles. Confira abaixo como é possível.

Respeite o peso da carga

É comum encontrar caminhões que levam cargas mais pesadas do que eles podem suportar. Muitas das vezes, o trabalhador está querendo otimizar o seu serviço e economizar também o combustível.

No entanto, isso é uma falsa economia. Quanto mais peso você colocar em cima do caminhão, mais força ele terá que fazer para a locomoção e consequentemente fará mais uso do combustível.

Se você quer economizar, respeite o peso que o caminhão comporta e não ultrapasse. Desta forma, ele não precisará suprir a força consumindo mais combustível.

Esteja de acordo com a velocidade permitida

Além de cumprir a legislação, andar na velocidade permitida e não ultrapassá-la, ajuda a gastar apenas o combustível necessário para a movimentação do veículo.

Quanto mais velocidade é empregada durante o uso, mais gasto de realiza se manter em movimento. Sendo assim, respeitando as regras de trânsito, você também estará economizando.

Faça a troca correta das marchas para economizar diesel no caminhão

Quando você dirige e troca as marchas de acordo com a velocidade que está sendo empregada naquele momento, o seu veículo gasta apenas o necessário para se manter.

No entanto, quando você não faz isso, ele entende que precisa forçar mais do que a sua capacidade e consequentemente consome mais diesel do que deveria.

Fique em dia com as manutenções

Realizar manutenções preventivas no caminhão ajuda a analisar se existem reparos a serem feitos.

Por exemplo, caso essas manutenções não sejam feitas, é possível existir um problema no filtro do combustível e ele nem ser notado. Só será perceptível a partir do momento que o consumo se tornar muito maior.

Além de verificar esses problemas para futuramente poupar, também é necessário pela segurança do condutor e de quem o acompanhar.

Sempre que possível, não utilize o ponto morto

Essa prática é muito comum em carros e também na direção de caminhões. Manter o veículo no ponto morto você pode parecer uma boa ideia por aparentemente poupar combustível.

Porém, em alguns veículos que fazem uso do diesel, eles automaticamente entendem que o veículo que está em ponto morto na verdade ele está ligado, mas na marcha mais lenta possível.

Desta forma, ele fará o consumo normalmente do diesel e você apenas terá a falsa impressão de que ele está economizando.

Uma dica extra nunca é demais

Preste muita atenção na escolha do posto de abastecimento. Existem alguns locais que fazem promoções absurdas e o preço do litro fica muito barato.

Mas neste caso, a famosa frase “o barato sai caro” pode ser muito real. Nem sempre os postos que dispõem de combustíveis baratos são confiáveis.

Sendo assim, preste muita atenção onde você realizará um abastecimento e verifique a procedência do o local, para ter certeza que é confiável.

Além disso, sempre que possível, ao abastecer aproveite para calibrar os pneus, isso também ajuda na otimização do consumo do combustível.

E com essas 5 dicas para economizar diesel no caminhão, você não só fará isso, como também perceberá a melhora do seu veículo no geral, bem como a sua segurança.

Note bem, um condutor de um veículo com revisões em dia, que respeita o peso da carga que aguenta e não ultrapassa a velocidade permitida, está fazendo a sua parte na direção consciente, resguardando a sua vida e de quem estiver com ele.

Leia também: Farol auxiliar para caminhão: qual escolher e como utilizar

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima