Conheça os tipos de freios de caminhão

Freios de caminhão

Um dos itens mais essenciais em um veículo é o freio, afinal, sem ele a segurança da condução estaria totalmente comprometida. Um veículo sem freio é uma arma em potencial! Você conhece os tipos de freios de caminhão?

Nos caminhões, tendo em vista o tamanho e o peso, os freios precisam ser mais potentes, e estar em pleno funcionamento pois o estrago será bem maior, em caso de acidentes.

Conheça os diversos tipos de freios para caminhões, e entenda o seu funcionamento!

Tipos de Freios

Existem pelo menos sete tipos de freios que podem ser instalados nos caminhões, sendo que cada um é ideal para um tipo de situação e de caminhão. São eles: freio a disco, EBS, ABS, tambor, motor, a ar e auxiliar.

Freio a Disco

O freio a disco é composto por discos de metal fundido, ou cerâmica, colocados na roda do caminhão, sendo que o freio é acionado através do contato das patilhas com os discos, gerando o atrito para que a roda vá desacelerando.

O freio é acionado através do pedal na cabine, sendo controlado pelo motorista. Assim, o nível de frenagem é diretamente ligado à pressão feita pelo motorista quando pressiona o pedal. Não existe variação de frenagem, sendo que a força aplicada é igual em ambos as pinças das rodas.

As vantagens desse freio são sua manutenção, simples e barata, melhor frenagem pois a ação das pastilhas é rápida e linear, resistente em altas temperaturas e as peças não deformam.

Freio EBS

O freio tipo EBS (eletric brake system) é feito por válvulas, instaladas próximo às rodas, chamadas moduladores, as quais são controlados de forma elétrica. O sistema regula a pressão do freio, pois quando do acionamento da frenagem, é feito o controle pelos moduladores, através da verificação da velocidade do veículo.

Sendo um sistema inteligente, ele é de maior conforto, pois controla a frenagem, aumentando a estabilidade do caminhão e, consequentemente, a segurança. Ele evita que as rodas travem, causando acidentes de grandes proporções.

Freio ABS

O freio ABS (anti-lock braking system) é um dos mais conhecidos, principalmente por ser um item obrigatório nos veículos comercializados no Brasil. Ele, basicamente, evita que as rodas travem, quando da frenagem, evitando derrapagem, aquaplanagem e acidentes.

O sistema conta com sensores que analisam o sistema de freios, de forma constante, fazendo com que, durante a frenagem, se regule a pressão nas rodas, evitando o travamento, conforme o movimento vai diminuindo.

Ele é vantajoso pois mantem a estabilidade do caminhão durante a frenagem, reduz muito o desgaste do pneu no contato com o solo pois não haverá derrapagens e a distância de segurança para frenagem é menor que a comum.

Freio Tambor

O freio tambor é um sistema extremamente rígido, o qual funciona através do atrito das lonas de freios com o tambor nas rodas Ele é hidráulico, e funciona de forma linear, sendo a força de frenagem igual em todos os tambores, quando acionado. A força será regulada pela pressão feita no pedal de freio.

Ele possui baixo custo de manutenção e pode ser ajustado em conformidade com as necessidades de cada tipo de caminhão. O atrito é maior, fazendo com que ele seja bem mais “bruto” que os outros freios.

Freio Motor

O freio motor é uma opção para uso em conjunto com o freio do pedal, principalmente em caminhões. Esse freio é aquele oriundo do próprio motor, quando se diminui as marchas, fazendo com que a rotação diminua e o motor desacelere o veículo.

Com essa diminuição, há a desaceleração, e, em conjunto, o freio mecânico atua de forma a potencializar a frenagem. Contudo, há diversos tipos de sistema de freios motor, oferecidos pelas montadoras, variando de acordo com tamanho e peso dos caminhões.

Ladeiras, Serras, descidas mais íngremes, são os locais para o uso recorrente do freio motor, pois ele atuará contra a gravidade, gerando desaceleração e maior segurança.

Freio a Ar

O sistema pneumático de freios tem seu funcionamento baseado na compressão de ar. Ele é muito eficiente pois leva em consideração o tamanho e peso do veículo.

O funcionamento se dá através da recepção, pelo sistema, de ar do motor, comprimindo-o e distribuindo ao regulador, sendo que este é quem gera a desaceleração e regulação da velocidade.

Freio Auxiliar

Verdadeiro dispositivo de segurança, ele é apartado de todo o sistema de frenagem do caminhão.

Existe uma alavanca, paralela, que fará o acionamento desse freio, sendo que a atuação se dará através da pressão das lonas nos tambores, fazendo a frenagem do caminhão.

Agora que você já conhece os principais tipos de freios de caminhão, fica muito mais fácil identificar e saber o que funciona melhor para seu bruto.

Leia também: Quantos estepes o seu caminhão precisa: Confira a legislação!

Siga nosso Instagram:  @copege.pecas

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *