Caixa de marcha do caminhão: cuidados e principais defeitos

Caixa de marcha do caminhão

Você sabe como cuidar da caixa de marcha do caminhão? Sabe como deixar esse item sempre seguro e manter o seu bruto sempre em bom funcionamento durante as suas viagens?

Claro que sabemos que a caixa de marcha é item de extrema importância, afinal, é ela que transmite a força do motor para as rodas e, com isso, dá a velocidade para o veículo.

Com a caixa de marcha, ou caixa de transmissão em mal funcionamento, você poderá até mesmo não conseguir colocar seu caminhão em movimento ou provocar acidentes sérios.

Quer saber mais sobre este item tão importante do seu bruto? Então continue a leitura para saber mais.

Quais os riscos de não fazer a manutenção na caixa de marcha de caminhão?

A manutenção preventiva, ou revisão, é algo fundamental para todos que tem um veículo e ainda mais para os profissionais da estrada que estão sempre em movimento.

Além de evitar gastos maiores com trocas de peças em momentos inesperados, a revisão do caminhão ajuda a identificar certos desgastes em peças e já fazer a correção, até mesmo aumentando a vida útil das mesmas.

A caixa de marcha, por exemplo, requer uma atenção toda especial durante a revisão, já que ela pode apresentar falhas quando não em bom funcionamento.

Quando esse item está com problemas, você pode não conseguir passar marcha de maneira efetiva, bem como o câmbio pode apresentar mais rigidez e dificultar a passagem.

Este problema durante uma viagem pode ser de sério risco para os que trabalham com a estrada.

Principais cuidados com a caixa de marcha do caminhão

Como sabemos, fazer as revisões periódicas é algo fundamental, o que garante, assim, com que você tenha uma vida útil muito maior da caixa de marcha do seu caminhão.

Mas devemos também ter outros tipos de cuidados para que você possa, assim, saber como prevenir o desgaste excessivo dessas peças:

  • Não deixar o pé na embreagem enquanto dirige;
  • Não ficar com a embreagem segura por muito tempo;
  • Evitar apoiar-se no câmbio;
  • Sair sempre em primeira marcha.

Quais os principais sinais de defeitos?

Existem diversos defeitos que podem afetar essa parte importante de seu caminhão, portanto, é importante estar sempre atento a este fato.

Barulhos diferentes no veículo ou mesmo a resistência ao passar as marchas podem ser um grande indicativo de que há algo errado.

Um dos indicativos de que as coisas não vão bem é o cheiro de óleo queimado ou mesmo quando as marchas saem sozinhas.

Um outro ponto de interesse é observar se o caminhão vibra ou se faz ruídos na hora da troca de marcha, o que também pode gerar preocupação. A luz de indicação acesa no painel também pode vir a indicar problemas que precisam de atenção.

Se você está percebendo quaisquer destes sinais em seu bruto, então é o momento certo para levar o caminhão a um bom mecânico para ver o que pode estar acontecendo.

A caixa de marcha é item importante, faça revisões e dirija seguro!

Como vimos, é muito importante que você faça revisões periódicas em seu caminhão, sem se esquecer da caixa de marcha. Esse item é de suma importância e jamais deve ser negligenciado, para evitar problemas maiores.

Isso é fundamental para a sua segurança, além de garantir, assim, um gasto menor com surpresas desagradáveis. Além disso, você garante uma maior vida útil das peças, o que faz com que seu custo por viagens seja ainda menor.

Agora que você já sabe da importância com a caixa de marcha do caminhão, vá para sua revisão o quanto antes e cuide do seu bruto!

Leia também: Conheça os tipos de freios de caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima