Como identificar problemas na suspensão do caminhão?

Suspensão do caminhão

Afinal, como identificar problemas na suspensão do caminhão? Hoje vamos falar mais a respeito desse problema.

Dependendo da quantidade de vezes, que você faça trajetos por estradas mal acabadas, ou seu caminhão usando a sua parte da carga para carregar muito peso, pode desgastar ainda mais o seu caminhão.

Porém, esse desgaste não causa apenas um desconforto no seu veículo. Além disso, não pode causar sérios problemas na segurança durante a sua locomoção. Mas, afinal, e como identificar problemas na suspensão do caminhão? Hoje vamos te ajudar a identificar e tornar a sua vida mais fácil.

Confira 5 situações que vão te ajudar a perceber se você está com problemas na suspensão do caminhão

Se você não faz ideia de quando saber o momento que o a suspensão do caminhão está dando sinais de que precisa ser trocada, não se preocupe. Você não precisa ser um especialista para identificar.  Mas, separamos 5 dicas que vão te nortear e ajudar a perceber os sinais que o seu veículo dá para evitar transtornos futuros. Confira abaixo quais são elas.

Preste mais atenção aos ruídos

Os ruídos são um grande indicativo de que algo não está legal. Se ao dirigir você está percebendo um frequente ruído e sons de estalo, isso não é um bom sinal. Para garantir que o seu veículo não te deixe na mão, vá buscar ajuda a um mecânico, que seja bom profissional e te oriente sobre o que fazer.

Pneus desgastados além da conta

É normal que os pneus estejam desgastados, principalmente se você usa o seu caminhão para grandes viagens e carregamentos pesados, mas existe um certo limite.

Antes de “pegar a estrada” para a sua próxima viagem, observe atentamente os pneus e verifique se existe um desgaste aceitável. A troca dos pneus é importante, caso você já tenha feito a troca recentemente, é um grande indício de que há um problema o qual você não está vendo, que no caso pode ser um problema na suspensão.

Falta de alinhamento

 Um carro, caminhão ou outro veículo que esteja com falta de alinhamento, pode demonstrar problemas com estabilidade. Nada mais lógico, já que, se o veículo não está alinhado, não há como ele ser estável, pois um lado pode acabar mais alto ou baixo que o outro. Por isso é importante que você avalie o estado do alinhamento antes de começar a sua próxima viagem.

Problemas com a tração do veículo

A tração do veículo faz com que ele se mantenha ao chão. Isso é o que movimenta o caminhão da melhor forma, pois mesmo com o peso que for, ele não levanta. Se você está tendo problemas com o carro, isso pode ser demonstrado através da maneira como seu carro se movimenta.

Óleo nos amortecedores

Os amortecedores precisam de óleo para deixá-los lubrificados e fornecer o melhor aperfeiçoamento da máquina. Caso ao chegar o seu amortecedor você perceba que o óleo dele está para fora, isso indica que existe uma necessidade urgente de avaliar o estado deles.

A importância da troca dos amortecedores salva sua vida

Como você percebeu, diversos problemas podem ser ocasionados caso não haja a troca dos amortecedores do seu caminhão. Agora, visualize, se você usa o caminhão frequentemente para trabalho, mesmo que leva o caminhão a um mecânico signifiquei “perder” alguns dias de trabalho, não existe nada mais valioso do que a sua vida.

Todos os problemas que foram elencados podem interferir diretamente na segurança do caminhão e no dia a dia da sua jornada de trabalho. Analise o que o seu caminhão está demonstrando para você e procure um profissional competente urgente. A sua segurança e a de quem mais estiver com você pode estar em risco.

Leia também: Como conservar pneus do caminhão por mais tempo?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima