05 cuidados ao escolher peças de caminhão

Peças de caminhão

A manutenção do caminhão é um dos pontos mais importantes para que ele continue operacional e tenha a segurança necessária para que se evite acidentes nas estradas.

E parte da manutenção é a escolha das peças, que fazem toda a diferença para que se mantenha a integridade do funcionamento do veículo e que os itens de segurança não falhem. Por isso, é importante estar atento na escolha das peças de caminhão e tomar alguns cuidados.

Vamos então agora saber mais e elencar esses 5 cuidados essenciais para você não sair perdendo. Confira agora todas as informações.

Fornecedores

É essencial que os fornecedores das peças sejam confiáveis, pois, eles que são a ponte entre os fabricantes e o consumidor final. O fornecedor tem a responsabilidade sobre a aquisição dos produtos que irá vender, devendo fazer aquisições de peças que realmente sejam de qualidade e apresentem integridade no funcionamento.

Conheça o fornecedor, verifique a procedência das peças que ele disponibiliza e tenha referências sobre ele. Só assim, estará seguro sobre as aquisições que fará para a manutenção ou agregação do seu caminhão.

Genuinidade das Peças

Sempre priorize a aquisição de peças genuínas, originais, pois elas possuem a certeza de que foram fabricadas pela indústria produtora das partes e terão maior confiabilidade de funcionamento após a instalação.

Todo sistema é composto de inúmeras partes, produzidas de forma autônoma, contudo, que se comunicam entre si. E é essa comunicação que fará com que o sistema tenha sua funcionalidade integral.

O uso de peças fora do padrão, que não condizem com as adequações do sistema, pode prejudicar as funcionalidades e gerar danos e consequentes prejuízos mais à frente.

Preço

Nem sempre o mais barato é o melhor, ainda mais se tratando de peças de veículos, que envolvem uma complexidade de produção e funcionamento. Os preços estão diretamente ligados ao tipo de tecnologia e funcionalidade.

Desconfie de preços fora dos padrões, e promessas de barateamento e fornecimento com preços exclusivos, pois isso pode representar danos ao caminhão, pois as peças poderão ser de baixa qualidade.

Pesquisar os preços, em mais de um fornecedor, é o ideal para se entender qual o custo da peça e, inclusive, poder negociar, barganhando com preço mais caros que possam ser melhorados.

Não cabe rememorar a frase “o barato sai caro”!

Certificações e Garantias

Sempre exija a certificação das peças que vai adquirir, bem como sua garantia, para que não haja problemas futuros em relação a problemas que possam ocorrer.

A certificação é a certeza de que a peça possui qualidade e é de procedência confiável, afastando malfeitos e falta de tecnologia e técnica em sua produção. A garantia é o que lhe dará segurança caso a peça falhe, afastando prejuízos.

Certificações é o atestado necessário para se ter a garantia.

Durabilidade

Busque sempre peças que possuam maior durabilidade, para que as manutenções sejam mais espaçadas e o custo de rodagem seja menor. E essas peças, geralmente, são originais e possuem certificação, pois sua tecnologia é confiável.

Peças usadas não possuem durabilidade pois não há a certeza de sua procedência. Cuidado com elas!

Rotina de Viagens

Sempre leve em consideração a rotina de viagens, para entender quais tipos de peças são necessárias para que se use, visando menor desgaste dela e maior duração de sua vida útil.

Essas considerações afetam diretamente o custo das manutenções e o prazo em que elas devem ser feitas. Todas as características da operação devem ser consideradas para a aquisição de peças.

E o mais importante, manutenção!

A manutenção é essencial para que o caminhão apresente rendimentos adequados e não gere problemas em sua operação. Ela deve ser feita sempre nos prazos mínimos e considerada, quando da indicação de certas necessidades. Sem ela, o problema e consequente prejuízo podem ser maiores.

Leia também: Freio de caminhão duro: o que fazer?

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima