Como conservar a embreagem de caminhão?

Embreagem de caminhão

A embreagem de caminhão é uma das partes mais essenciais no bruto, pois é ele que controla a rotação motor e faz com que ele funcione de acordo com sua capacidade, sem forçar sua atividade, inclusive, regulando a rotação para que não seja forçada e se quebre.

Contudo, muitas vezes, não se dá a importância necessária à peça, deixando que ela se deteriore e afete diretamente o funcionamento do motor. E assim, gere prejuízos com manutenção e possível perda da vida útil do caminhão.

Dessa forma, se faz necessário ter atenção para que se conserve a embreagem e não se perca sua utilidade. Quer saber mais sobre como conservar a embreagem de caminhão? Então acompanhe.

Qual a função principal da embreagem de caminhão?

Sem a embreagem, provavelmente, nenhum motor poderia ser usado em veículos, pois, este é algo que exige muita força para ser colocado em movimento e, para isso, precisa retirá-lo do estado estacionário.

A embreagem é quem faz essa função, para que o veículo se movimente, ela faz com que a força do motor seja aplicada e distribuída nas rodas, bem como, faz com que se aumente ou diminua essa energia que vem do motor.

Sem a embreagem, provavelmente os veículos seriam que nem foguetes, onde, quando o motor fosse ligado, eles iriam ganhando aceleração sem a possibilidade de regulação e de controle dessa, fazendo com que a velocidade fosse crescente, sem redução.

E como conservar a embreagem?

Nas rampas, nunca segure o veículo com a embreagem, pois isso faz com que ela sofra um desgaste muito grande. Sempre use o freio de rodas, de mão, para que o veículo fique parado em subidas, principalmente as mais íngremes.

Não descanse o pé sob o pedal da embreagem, pois isso faz com que o contato dela com o motor seja afetado, desgastando o sistema. Sempre descanse o pé no local apropriado.

Não aperte a embreagem bruscamente, sempre faça com movimentos normais, mantendo a velocidade e a rotação compatível com a marcha.

Quando liberar a embreagem, faça de forma lenta e normal, sem que se tire o pé de forma rápida e brusca. Caso faça assim, os coxins sofrerão desgaste e serão danificados;

Evite patinar com as rodas, pois a patinação gera calor, e este traz desgaste ao motor e às peças da embreagem, diminuindo sua vida útil;

Evite o excesso de carga ou peso no caminhão, pois ele gera maior uso de força da embreagem para que consiga distribuir a força do motor para as rodas. As limitações de peso, de acordo com as instruções do fabricante, são pensadas nas características técnicas do veículo. Portanto, devem ser respeitadas para que se tenha a vida útil prevista;

Não faça do caminhão um carro de fórmula 1 pois ele não é. A tentativa de impor velocidades altas durante as viagens faz com que o esforço da embreagem seja redobrado, gerando alto desgaste da peça e do próprio motor;

Vistoria e Manutenção são essenciais

A vistoria e manutenção do caminhão, principalmente do motor e da embreagem, são essenciais para a conservação de sua vida útil e verificação de possíveis problemas que possam surgir.

A manutenção periódica gera a economia de dinheiro com possíveis problemas futuros, que poderiam ter sido evitados ou antecipados.

E sempre faça a vistoria e manutenção em locais de credibilidade, utilizando, quando necessário, peças originais e com selo de autenticação, pois ajudarão a manter a vida útil da embreagem e do motor, fazendo com que o caminhão possa rodar de forma correta e sem questões mecânicas.

As peças originais são necessárias pois o sistema é feito de forma que elas se comuniquem e interajam corretamente. O uso de peças não originais pode gerar falha nessa interação.

Leia também: 05 cuidados ao escolher peças de caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima