Se você não faz a menor ideia do que são os caminhões fora de estrada e quer entender mais sobre como utilizá-los, separamos algumas informações que podem nortear melhor e esclarecer isso a você.
Independente de qual seja o seu segmento quando o assunto são os caminhões, se você utiliza eles para carga o desejam algo mais específico para uma mineradora o que possua essa função fora de estrada, é sempre bom estar a par desta diversidade no mundo automobilístico.
Veja abaixo o que elencamos e pode ser extremamente útil para o seu dia a dia.
O que é um caminhão fora de estrada?
Os veículos off-road ou também chamados caminhões fora de estrada, são projetados para serem os equipamentos de mineração mais resistentes.
Disponíveis em uma ampla gama de pesos e capacidades que variam em muitas toneladas de material, este caminhão atende às metas de produção para serviços pesados com bons custos operacionais. Sua construção é tecnicamente distinta no eixo, unidade final, pneu, caixa e caçamba, reforçada para durabilidade, ciclos de trabalho curtos e disponibilidade mecânica.
No Brasil, as grandes mineradoras costumam utilizar caminhões com grande peso operacional. Para absorver modelos maiores, o mercado deve ter pneus maiores e os operadores devem maximizar a estrutura das lojas e construir armazéns com os componentes certos. As faixas de tráfego interno também precisam ser alargadas e bem mantidas para acomodar a movimentação de modelos maiores, sem afetar a produtividade.
A estrutura de pequenas minas ou pedreiras também deve ser ajustada para acomodar o tráfego de caminhões fora de estrada. Por exemplo, modelos operacionais de 50 toneladas devem ter trilhos com curvas mais abertas. A borracharia deve estar preparada para lidar com pneus grandes e a loja deve ter pé direito alto para acomodar toda a altura da caçamba inclinada, caso contrário será necessária manutenção de pátio, condição difícil em dias de chuva. A altura de vazamento no moinho também deve acomodar o movimento da caçamba.
Algumas dicas essenciais de cuidado e como usar
Uma mineradora que for utilizar caminhões off-road pesados e deseja incorporar caminhões off-road em sua frota deve ser dimensionada para caber na escavadeira ou modelo de escavadeira flip funcionará em conjunto.
Se o equipamento parar de funcionar durante a marcha lenta causará desperdício desnecessário de combustível e aumentará os custos operacionais deve-se combinar o equipamento de carregamento com o equipamento de transporte para que os caminhões e escavadeiras sejam utilizados de forma racional e eficiente.
Existem diversos sistemas secundários em caminhões fora de estrada, como acumuladores hidráulicos no freio e na calçada e as principais características que distinguem os caminhões todo-o-terreno dos caminhões todo-o-terreno pesados são a sua capacidade de carga e o fato de serem concebidos para o efeito.
Em geral, os caminhões fora-de-estrada de chassi rígido são ideais para dirigir em empresas de mineração com estradas bem conservadas, bom desempenho de velocidade e ciclos curtos. Modelos rígidos geralmente têm tração traseira. Os caminhões possuem componentes dimensionados para operar em altas pressões de carga – fundidos, não placas soldadas – ao longo de sua vida útil, resultando em menos trocas de componentes e maior disponibilidade para a produção.
No Brasil, o uso de modelos rígidos ou articulados ainda é limitado na mineração, mas há uma tendência para seu uso em pedreiras e pequenas minas de cimento.
Embora esses caminhões sejam potentes, é recomendado o monitoramento constante da manutenção preventiva, que deve ser tratada com o mesmo cuidado que qualquer outro equipamento. Tudo deve atender às características descritas nas instruções de uso e manutenção, para garantir a máxima vida útil dos componentes. A calibração dos pneus também precisa de atenção especial.
Leia também: Como identificar a hora de trocar o óleo do caminhão
Siga nosso Instagram: @copege.pecas