Principais cuidados com o pneu de caminhão

Pneu de caminhão

Se acontecesse uma pesquisa entre os caminhoneiros de todo o Brasil, perguntando quais são as partes mais importantes, certamente, 10 entre 10 motoristas diriam sobre o pneu de caminhão.

Afinal, em conjunto com o motor, eles suportam o impacto da carga, por exemplo. Por isso, hoje, você vai saber quais são os principais cuidados com o pneu do caminhão que você deve tomar. Até porque manter a manutenção deles em dia, além de auxiliar a fazer uma viagem segura, também evita multas de trânsito.

Portanto, é essencial saber quais são os cuidados que você deve manter com estes pneus, e assim, ter um equipamento seguro para realizar as longas viagens. Dessa forma, leia o artigo com atenção.

Realize alinhamento e balanceamento periodicamente

Como você já sabe, os caminhões são transportes feitos para longas viagens. E por isso, a revisão do alinhamento e balanceamento deve ser mais feita por mais vezes. A cada 10 mil quilômetros é essencial realizar essa manutenção.

Afinal, os riscos de ter um veículo desalinhado e desbalanceado podem ser bem graves, como acidentes e desgastes de todo o equipamento. Então, a partir do momento que o caminhão começar a vibrar em altas velocidades ou o veículo passar a “puxar para um lado”, é hora de realizar esta manutenção periódica.

Calibrar os pneus corretamente

Realizar a calibragem dos pneus é um procedimento bastante simples. Porém, não é incomum que os caminhoneiros deixem essa parte de lado, não oferecendo a importância que esse processo tem. Ter os pneus calibrados corretamente auxilia todo o veículo.

Os pneus demoram mais a se desgastar, a direção se mantém mais firme e estável, e o consumo de combustível é bem menor. Dessa forma, a viagem é mais tranquila de fazer e a possibilidade de surgir imprevistos devido aos pneus mau calibrados cai bastante.

Se atente ao limite de desgaste do pneu de caminhão

Um fator negligenciado, muitas vezes, é o desgaste dos pneus. Aliás, saiba que há um limite máximo, e o motorista deve respeitar. Pois, a partir disso, se torna um pneu careca. E os perigos do pneu chegar a esse estado se estende desde o motorista até mesmo as outras pessoas nos trânsitos. Além do mais, é crime manter os pneus neste estado.

Mas como saber se o pneu chegou ao limite máximo? Bom, o ponto máximo que um pneu pode chegar é a 1.6mm na profundidade dos sulcos. Se ultrapassou esta fronteira, já temos um pneu careca. Então, é importante ficar de olho vivo no estado dos pneus.

Mantenha uma rotina de limpeza

Outro cuidado que os caminhoneiros devem manter é realizar uma rotina de limpeza dos pneus. Pois, como já explicado anteriormente, os caminhões são veículos feitos para executar longas viagens. E consequentemente, passam por diversos tipos de asfaltos: alguns novos, outros desgastados, assim como, há lugares que nem asfaltados são.

Dessa forma, é essencial manter os pneus limpos. Fica mais simples de ver como estão os aspectos, assim como realizar a remoção de qualquer resíduo que as estradas possam ter. Por fim, também ajuda a aumentar a vida útil do produto.

Escolha bons pneus

Por último, acima de tudo, o maior cuidado com os pneus de caminhão é escolher bons modelos. Ou seja, na hora de adquiri-los é preciso que ele preencha todos os itens do checklist, como tipo de pressão, para que tipo. Os pneus ideais serão aqueles de marcas que têm bom histórico e reputação no mercado.

Se tiver dificuldade na hora de escolher, o indicado é ir a uma loja especializada em caminhões. Assim, terá o produto que deseja.

Leia também: 5 itens que auxiliam na hora da viagem de caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima