Veículo articulado: conheça os principais tipos

Veículo articulado

O veículo articulado é uma forma eficiente de transportar cargas pesadas e grandes volumes de mercadorias. Com sua capacidade de se curvar no meio, esses veículos oferecem maior flexibilidade e manobrabilidade em comparação com os veículos convencionais.

E hoje vamos falar sobre os principais tipos desses veículos, para que você conheça um pouco da sua história e da sua importância no setor de transporte.

Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma informação interessante.

O que são veículos articulados?

Principalmente, vamos explicar melhor o que são os veículos articulados.

A saber, eles são aqueles compostos por duas ou mais seções interconectadas. O que permite que o veículo vire ao redor de curvas e obstáculos com maior facilidade do que os veículos rígidos convencionais. Dessa forma, esses veículos geralmente consistem em uma unidade dianteira, chamada de trator, e uma ou mais unidades traseiras, conhecidas como reboques ou semi-reboques.

Assim, o ponto de articulação, geralmente localizado entre o trator e o reboque, permite que as seções girem em relação umas às outras, facilitando a manobrabilidade em estradas sinuosas.

Eles oferecem maior capacidade de transporte, permitindo levar mais mercadorias ou passageiros em uma única unidade. Além disso, devido à sua natureza articulada, esses veículos têm um raio de curvatura mais curto em comparação com os veículos rígidos, tornando-os ideais para áreas urbanas congestionadas ou rotas com muitas curvas.

Portanto, a importância desse tipo de veículo é inegável para a mobilidade urbana e para a Economia de modo geral.

Veja a seguir os principais tipos de veículos articulados.

1. Caminhão Articulado

A indústria, mineração e construção utilizam amplamente os caminhões articulados em seus processos operacionais. A saber, eles consistem em uma cabine separada do compartimento de carga, que se conectam por um mecanismo de articulação flexível. Em outras palavras, um dispositivo sanfonado.

Esses veículos são muito úteis para transportar grandes quantidades de terra, areia, cascalho ou outros materiais pesados. Por isso, sua capacidade de manobra suave e facilidade de manutenção fazem deles um dos tipos mais populares de veículos articulados.

No Brasil, esse tipo de veículo é conhecido como carreta. Apesar de não ser um termo errado, ele é bastante genérico, pois existem muitas outras particularidades a respeito deles.

2. Ônibus Articulado

Um dos tipos mais comuns de veículo articulado, os ônibus desse tipo são vistos com frequência em grandes áreas urbanas. Onde a necessidade de transportar grandes volumes de passageiros é alta.

Dessa forma, esses veículos são compostos por dois ou mais compartimentos, que se ligam por uma junta articulada. Eles são capazes de transportar cerca de até 150 passageiros de uma só vez, o que os torna ideais para rotas de alta demanda.

Além disso, sua capacidade de se curvar no meio permite a navegação em curvas apertadas e facilita o embarque e desembarque dos passageiros.

O primeiro tipo de ônibus articulado do mundo teve sua criação nos anos 20, na Europa. Porém, os primeiros a funcionar e se parecer com os que vemos hoje surgiram na década de 40.

A montadora Kaiser-Frazer foi a primeira a produzi-los em larga escala para o setor ferroviário, tendo chegado nas ruas por volta do ano 1946.

Em muitos lugares do Brasil, principalmente em São Paulo, os ônibus articulados são chamados de “minhocão”. Por causa da sua semelhança devido à articulação e a forma como se desloca pelas ruas.

Inclusive, nas principais capitais brasileiras, existem os modelos biarticulados, com duas sanfonas separando as seções.

Além disso, há os super-articulados, que contam com tecnologias avançadas, como acessibilidade para os passageiros por meio de escadas rolantes, dentre outras.

Por tudo isso, os ônibus articulados são uma importante ferramenta para a mobilidade urbana nas grandes metrópoles.

3. Trem Articulado

Os trens articulados são uma forma de transporte ferroviário que consiste em uma série de vagões que, obviamente, se juntam por um mecanismo sanfonado.

Eles são muito populares em áreas urbanas congestionadas, onde podem transportar grandes volumes de passageiros. A capacidade de virar e seguir o contorno das linhas férreas permite que esses trens naveguem em curvas apertadas e aumentem a capacidade de transporte de passageiros.

Gostou de saber mais sobre os principais veículos articulados do Brasil e do mundo? Comente conosco e volte sempre para mais informações interessantes como essas!

Leia também: Operação de pá carregadeira: 7 riscos a serem evitados

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *