Como identificar problemas no motor do caminhão?

Como identificar problemas no motor do caminhão?

O motor é o coração do caminhão. Afinal, sem ele, é impossível o veículo se locomover livremente. E por isso, você caminhoneiro, deve sempre ficar atento a eventuais problemas que podem acontecer no motor do caminhão.

Mas como identifica-los? Confira ao longo do texto de hoje. Pois, com o uso constante do veículo, é um fato que devido ao cotidiano, o motor pode dar alguns problemas. Ainda mais se não faz a devida manutenção e outras problemáticas.

Por isso, saiba como identificar problemas no motor do caminhão, e melhor, como preveni-los. Boa leitura.

Qual é o principal problema do motor de caminhão?

Como dito anteriormente, o motor é o componente mais importante do caminhão. Por isso, é preciso ficar de olho vivo com as condições. Mas sabia que o problema mais comum do veículo é a perda de força? Pois é. Contudo, as razões são inúmeras.

Combustível de má qualidade, filtros de ar entupido, o filtro de combustível danificado, pistões e anéis deteriorados fazem com que a viagem seja muito mais difícil de concretizar. E além disso, consertá-los em uma manutenção corretiva, por exemplo, faz com que você tenha que arcar com prejuízos.

Afinal de contas, este tipo de conserto é o mais caro, porque tem o intuito de corrigir quaisquer erros que o caminhão tenha e geralmente, ele é consequência de falta de manutenção.

Como identificar outros problemas no motor do caminhão?

Então, saiba de outros problemas que podem indicar que o motor do caminhão precisa urgentemente de reparos. Assim, saiba que ao identifica-los, é momento de ficar com a atenção redobrada.

Barulhos no motor

Barulhos geralmente não são bons sinais. Mas isso não significa que acontece no motor. Na realidade, podem ocorrer dentro do veículo, como o parafuso solto do banco do passageiro, por exemplo.

No entanto, se ao notar que o barulho vem da parte dianteira, ou seja, a parte da frente fique atento. Ruído contínuo indica que o problema vem do motor. A saída é ir a um mecânico e tentar resolver o mais rápido possível.

Temperatura muito alta no motor

Outro ponto para ficar atento é a temperatura. Assim como o motor de outros veículos, o do caminhão também tem o próprio sistema de refrigeração. As altas temperaturas podem, simplesmente, prejudicar o sistema de arrefecimento.

Desse modo, o ventilador responsável por refrescar fica sobrecarregado, assim, levando ao superaquecimento do motor. Para resolver esse problema, você deve escolher o aditivo ideal, ainda mais, se for para lugares quentes como o nordeste brasileiro.

Engasgo no motor

Este é um sinal bastante comum, na realidade. O que chama a atenção para um eventual problema é a constância e duração. Se em toda a viagem que fizer, este for um problema recorrente, pode ser um péssimo sinal.

O maior sinal é que o motor está perdendo a potência. Desse modo, se notar que os engasgos são constantes, se dirija a um mecânico o mais rápido possível. Só em uma oficina é capaz de diagnosticar corretamente o problema.

Fumaça escura

Por último, este não é apenas um problema do motor do caminhão. A fumaça escura também impacta negativamente o meio ambiente. Aqui, é essencial fazer uma revisão minuciosa do escape e também do próprio motor.

Para se ter noção, a fumaça normal é em tom de cinza transparente e dispersa rápido no ar. De modo geral, indica que há algum componente, como o óleo, está comprometido. Pois, essa grande queima de óleo, pode prejudicar o motor. Assim como o tópico acima, o melhor profissional para ver este problema é o mecânico.

E estas são as formas de identificar problemas no motor do caminhão. Para evita-las, aposte na manutenção preventiva. Como o nome aponta, ela é responsável por fazer um diagnóstico detalhado que deixará o motor como se fosse novo em folha.

Leia também: Caminhão fora de estrada elétrico: conheça essa opção

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *