Você sabe o que é o disco de tacógrafo? Se ainda não sabe, bom está no lugar certo. No artigo de hoje, saiba mais detalhes sobre este objeto que é importante para as viagens de caminhão. Já adiantamos que a sua presença deve ser obrigatória nos veículos.
Aliás, saiba que ao ler todo o artigo, você compreenderá a importância que este objeto tem para as suas viagens. Acima de tudo, para proteger também você, caminhoneiro, nas suas rotas. Por isso, desejamos que leia o artigo com atenção para saber mais.
O que é o disco de tacógrafo?
Então, em primeiro lugar, é preciso especificar do que se trata este importante equipamento. Bom, o disco de tacógrafo tem a função de marcar a velocidade que um veículo pesado, como o caminhão, atinge em determinados momentos.
Este registro ocorre, de forma inalterável, e por isso é uma ferramenta tão importante. Pois, ele consegue “anotar” vários momentos que ocorreram durante toda a rota, como um acidente, por exemplo. Sendo assim, a sua presença é obrigatória nos veículos.
Qual é a importância do disco de tacógrafo?
Apesar de já explicarmos acima, é bom reforçar a principal função dessa importante ferramenta. O primeiro fator é que o disco é inalterável. Com essa propriedade, é capaz de realizar todo tipo de qualquer registro sobre a viagem.
Como já dito, ele é uma ferramenta bastante importante, pois, ele inclusive, ajuda o próprio caminhoneiro. Afinal, ao registrar toda a viagem, incluindo até os pontos onde o caminhão fica parado, ele é a principal prova que toda a rota foi feita com sucesso. Pois, ele é capaz de registrar acidentes e qualquer evento atípico na estrada.
Ao entender isso, fica mais fácil de perceber o porquê da sua obrigatoriedade. No final das contas, o disco de tacógrafo torna-se um dispositivo de segurança, tanto para a empresa quanto para o caminhoneiro prestador de serviço ou empregado.
Tipos de disco de tacógrafo
Você sabia que existem dois tipos de disco de tacógrafo? Sim, há duas maneiras de registrar a viagem: diário e por 7 dias. O intuito de cada uma dependerá da rota pretendida.
Como o nome já aponta, o disco diário tem a duração de 24 horas ininterruptas. Então, a partir disso, o caminhoneiro deve ficar atento a sua duração. Pois, se não for interrompido, há chance de sobrepor a marcação anterior, e assim, perder todo o registro válido da viagem. Por isso, seu uso é mais indicado para as rotas mais curtas.
Enquanto, o de 7 dias é ideal para as viagens longas ou para o caminhoneiro que realiza rotas frequentes. Assim, não exigirá a troca constante, e consequentemente, o preenchimento diário de relatórios.
Os preços de cada um variam, além disso, ainda vale ressaltar que nos tacógrafos diários, os semanais não cabem e vice-versa. Ou seja, é preciso adquirir o equipamento próprio para cada disco. Com isso, o intuito é obviamente, economizar na conta e também, eliminar qualquer despesa extra na viagem.
O disco de tacógrafo é obrigatório?
Então, a resposta é sim. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 105, a presença do equipamento é obrigatória. Para se ter uma noção, ele é uma ferramenta tão importante quanto o cinto de segurança.
Por ser um item exigido no CTB, saiba que a falta do disco de tacógrafo garante multa de nível grave. O veículo pode ser retido para regularização e o valor da infração é de R$ 195,23. Felizmente, devido a essa situação, é comum encontrar o tacógrafo já instalado nos veículos pesados, estes que são obrigatórios ter essa ferramenta.
Leia também: Como calcular o custo do frete? Veja como fazer corretamente
Siga nosso Instagram: @copege.pecas