Você já ouviu falar do caminhão fora de estrada elétrico? Se ainda não conhecia essa opção, o texto de hoje falará sobre isso.
Considerado um gigante entre os próprios caminhões, o veículo em sua versão elétrica tem algumas diferenças fundamentais. Já adiantando uma delas que é ser um transporte menos prejudicial para o meio ambiente, com a redução das emissões de poluentes.
Sendo assim, leia o texto atentamente e conheça mais sobre o caminhão fora de estrada elétrico e suas funcionalidades.
Saiba mais sobre o caminhão fora de estrada
Como explicado, o caminhão fora de estrada é um veículo gigante. Além disso, o nome já aponta, o seu uso não é dedicado para as estradas rodoviárias. Na verdade, a sua função específica é de servir como transporte para as empresas de mineração e, em alguns casos, para construção civil.
O fato dele ser gigante não é à toa, pois tem a capacidade de carregar até 400 toneladas. Aqui, no Brasil, os números são menores, mas, impressionantes: os veículos carregam até 240 toneladas. Para isso, têm um design robusto para justamente andar em estradas bastante acidentadas.
A maior função do caminhão fora de estrada é acelerar e dinamizar o cotidiano dessas empresas. Por isso, um dos investimentos atuais, é em caminhões fora de estrada autônomos, ou seja, sem a ajuda de um motorista. Com isso, todo o percurso é feito antecipadamente. A maior vantagem é a redução do uso de combustível e a possibilidade de ir para locais sem a infraestrutura adequada que poderiam colocar em risco a vida dos motoristas.
Vale dizer que atualmente já há frotas híbridas que utilizam a tecnologia elétrica-diesel. O maior intuito é reduzir custo com o combustível e também aumentar a produtividade do cotidiano de uma mineradora. Outro ponto favorável é a vida-útil dos equipamentos que é aumentada em 15% em relação aos veículos tradicionais, devido ao menor desgaste das peças como rolamentos e engrenagens. Por fim, eles têm a capacidade de pesar cerca de 150 toneladas.
E como funcionalidade mais recente, há os caminhões fora de estrada elétrico. Mas para saber mais sobre este tipo de veículo, confira no próximo tópico.
Caminhão fora de estrada elétrico: conheça mais sobre este tipo de veículo
O caminhão fora de estrada elétrico chegou ao Brasil em agosto de 2022. No início do artigo foi citado que a principal vantagem é a redução de emissão de poluentes devido ao uso de bateria e a dispensa de combustível como o diesel.
Eles ainda são gigantes, pesando cerca de 72 toneladas. Além de reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o CO2, os caminhões fora de estrada elétricos ainda reduzem ruídos. Dessa forma, não incomoda a população que viver no entorno das operações.
Para operar com toda a capacidade, os caminhões contam com baterias de lítio com capacidade de armazenamento de 525 kWh. Com isso, há a possibilidade de operar continuamente por 36 ciclos, o que significa mais de um dia de operação. Além disso, ainda conta com a probabilidade de regeneração de energia entre as descidas, redução de uso do freio mecânico, manutenção e vibração.
Acima de tudo, ainda propõe conforto operacional para o motorista. Por fim, o equipamento tem outra funcionalidade: tecnologia de controle de temperatura múltipla, que permite adaptar-se às altas temperaturas, umidade e períodos de chuvas intensas.
Como podemos ver, o caminhão fora de estrada elétrico, tem um bom horizonte pela frente. O cuidado com o meio ambiente é o que mais se destaca. Então, há a possibilidade de daqui para frente, ter mais frotas de caminhões fora de estrada elétricos.
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