5 dicas para cuidar dos amortecedores do caminhão

Amortecedores do caminhão

Os amortecedores do caminhão garantem que o caminhão fique estável, e assim, são aliados essenciais para que a viagem seja extremamente segura. Ainda mais, devido as longas rotas, é imprescindível todo o equipamento esteja com a manutenção em dia. Por isso, hoje, saiba das 5 dicas para cuidar dos amortecedores do caminhão. Esperamos que coloque em prática o quanto antes, e assim, as suas viagens sejam seguras e confortáveis.

Aliás, vale ressaltar que manter esta parte bem conservada, também aumenta a vida útil de todo o veículo e evita desde acidentes graves a multas. Por isso, preste bastante atenção e continue a leitura.

Realize revisões periodicamente

Apesar do caminhão ser um veículo feito para viajar por longas distâncias, a revisão é um item que deve ser obrigatório na sua lista, caminhoneiro. Antes e após cada viagem realizada, é crucial ir a uma oficina mecânica rever cada item. Principalmente os amortecedores.

Por exemplo, neste caso, sempre revise a lubrificação dessas peças. Com o seu mecânico de confiança, e utilizando produtos de qualidade, você aumentará a vida útil dessas peças. Como resultado as viagens serão muito mais seguras.

Evite o excesso de carga para cuidados dos amortecedores do caminhão

Este é outro item que todo caminhoneiro deve ficar atento. Às vezes para acelerar a viagem, alguns motoristas podem optar por levar um peso a mais de carga durante o trajeto. No entanto, essa é uma tática que pode ser até mortal. Apostar no excesso, vai exigir muito mais dos amortecedores, e consequentemente, de toda a parte mecânica do caminhão.

Além disso, em freadas bruscas, devido a carga maior as chances de ocorrer um acidente gravíssimo aumentam exponencialmente. Por isso, leve a carga que o seu caminhão suporta.

Faça calibragem dos pneus

Como dito, o amortecedor é uma das peças mais importantes do caminhão. Mas ele faz parte de um sistema. Então, para que eles funcionem corretamente é preciso que as outros componentes tenham um bom desempenho. Nesse caso o pneu é um deles. Afinal, ele é quem sofre mais impactos, portanto, é importante ficar de olho com qualquer mudança brusca. Por exemplo, o pneu ficar careca.

Para que a parceria amortecedores e pneus tenha um bom funcionamento, a calibração é um elemento importante do processo. Antes, durante e após cada viagem é vital calibrá-los para que a direção seja estável.

Invista no alinhamento e balanceamento

E falando em ter uma direção estável, o alinhamento e balanceamento são itens obrigatórios a checar antes de qualquer viagem. Um caminhão mal balanceado e alinhado traz perigo tanto para o caminhoneiro quanto para os outros motoristas nas estradas.

Além do mais, ao não realizar esta checagem, os amortecedores serão obrigados a trabalhar muito mais. Porém, o resultado pode ser desastroso: pois além de gasto maior de combustível, diminui a vida útil de toda a suspensão do caminhão e há risco de acidentes ou tombamento na pista.

Mantenha a velocidade permitida

Por último, todos sabemos que as estradas brasileiras não são as melhores. Diariamente, nos principais portais de notícia é bastante comum ver imagens captadas das rodovias cada vez mais esburacadas ou com más condições de uso. Com isso, este recado não serve apenas para a preservação dos amortecedores. Na verdade, é válida para o caminhoneiro também.

Seguir na velocidade permitida é obrigatório, o não cumprimento dessa lei tem como consequências, multa e perda de pontos na carteira. Além disso, seguir viagem na velocidade acima do permitido também interfere na duração dos amortecedores. Como resultado, há mais gasto de combustível, assim como é mais fácil para o motorista perder o controle da direção e causar acidentes.

E essas foram as dicas para cuidar dos amortecedores do caminhão. Esperamos que tenha sido de grande ajuda. Caso não siga as informações inseridas aqui, você ponha em prática.

Leia também: Principais cuidados com o pneu de caminhão

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima