Você coloca o veículo em movimento e logo em seguida aquele ruído do pneu começa a incomodar, já passou por isso?
Saiba que o ruído do pneu pode acontecer em diferentes momentos e por vários motivos, nesse sentido, é preciso estar atento e verificar se está na hora de fazer uma vistoria em seu veículo.
Podem ocorrer falhas gravíssimas na estrutura, problemas de rolamentos, entre outros, colocando a vida do motorista em risco.
Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor quais são as razões para que ocorram ruídos do pneu.
Razões para ruído do pneu
Para que você entenda as principais razões e o que deve ser feito, confira abaixo:
1 – Pneus carecas e sem sulcos
Um dos maiores motivos para que haja ruído do pneu é o desgaste excessivo da banda de rodagem, ou seja, quando os pneus estão carecas e sem sulcos.
Quando os pneus estão extremamente gastos, não há a quantidade de borracha adequada para o contato com o solo e o escoamento da água da chuva.
Por isso é que os pneus ficam deformados, mais finos e instáveis. Essas características fazem com que o pneu faça ruídos – e é um importante sinal de que a troca precisa ser feita o quanto antes!
2 – Sistema de suspensão com falhas
O sistema de suspensão é o responsável por absorver os impactos ao passar por uma via, o que faz com que, com o tempo, as peças sofram desgaste.
Pensando nisso, os ruídos nos pneus podem ser provocados pela suspensão do carro, especialmente quando esse sistema não estiver em condições adequadas.
Se a falha for na suspensão, os ruídos vão surgir sempre que você passar por lombadas, trechos irregulares ou mesmo buracos. E aí, você já tem um sinal de que deve levar seu veículo até uma oficina mecânica.
3 – Pneus diferentes em uso
Ninguém quer que aconteça, mas a verdade é que todo condutor pode passar pela situação de precisar trocar o pneu na estrada.
Nesses casos de pneu furado e troca do original pelo estepe, é comum que um ruído se apresente no veículo. Isso acontece porque o estepe costuma ser menor do que os pneus em uso no carro.
Por isso, o ideal é que o estepe seja utilizado somente por, no máximo, 80 km. Mais do que isso, seu carro pode sofrer danos maiores.
Essa mesma lógica se aplica ao comprar os pneus: opte sempre por modelos do mesmo tipo e tamanho. Caso contrário, a longo prazo, o motor do seu carro pode sofrer com vários danos.
4 – Pastilhas de freio
Se ao frear o carro, o veículo apresentar um ruído, como se fosse um assobio, saiba que o som vindo dos pneus pode ter relação direta com as pastilhas de freio.
À medida que você usa um veículo, sempre que aciona o freio, gasta um pouquinho da pastilha. Se ela ficar desgastada demais, além do barulho, vai representar um risco considerável para a sua segurança na estrada.
A solução, neste caso, é trocar as pastilhas em uma oficina de sua confiança. Assim, tanto o barulho quanto a preocupação deixam de existir.
5 – Carro desalinhado e desbalanceado
O carro desalinhado e desbalanceado também pode provocar ruído do pneu.
Isso acontece porque, quando o veículo não está alinhado, toda a carga do carro recai sobre um único ponto, sobrecarregando uma roda.
Nos casos de desbalanceamento, a rotação irregular das rodas faz com que o carro sofra com mais vibrações, fazendo com que os ruídos nos pneus surjam.
É por isso que manter o carro bem alinhado e balanceado é imprescindível!
O que fazer quando um ruído do pneu aparece?
Quando um ruído aparece no veículo, normalmente é um sinal de que algum componente do carro precisa da sua atenção. O ruído do pneu pode acontecer por vários motivos como dissemos acima, por isso, é importante ficar atento!
O ideal é sempre contar com a opinião de um profissional, seja em uma oficina mecânica ou em uma loja especializada em pneus como a ACX Import.
Dica importante: Nunca deixe o ruído permanecer por muito tempo. Quanto mais você demorar a levar o veículo a um profissional, maior o risco de andar com seu veículo.
Leia também: Conheça os principais cuidados com o eixo do caminhão
Siga nosso Instagram: @copege.pecas