Tipos de combustível para caminhões – Entenda mais!

Tipos de combustível para caminhões

Existem vários tipos de combustível para caminhões, que podem variar na composição, preço e impacto ambiental que causam. Dessa forma, é importante conhecer todos eles para que, na hora de escolher, essa escolha seja feita com base em informações.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dados sobre os diferentes tipos de combustíveis para esses veículos. Assim, quando você for abastecer o seu caminhão, saberá qual deles é o mais indicado.

Sendo assim, fique com a gente até o final e entenda mais sobre esse assunto.

Tipos de combustível para caminhões

Os caminhões são veículos indispensáveis no transporte de cargas em todo o mundo. Afinal, eles são responsáveis pela movimentação de alimentos, produtos e matérias-primas que movem a economia global.

No entanto, a escolha do combustível é uma questão fundamental para minimizar impactos ambientais e garantir economia de recursos financeiros. A seguir, você vai entender melhor os tipos de combustível para caminhões que existem atualmente no mercado. Acompanhe e confira.

Diesel S-10

O diesel S-10 é um dos combustíveis mais utilizados pelos caminhoneiros. A saber, ele é uma melhoria da antiga fórmula do diesel, que continha uma quantidade significativa de enxofre.

Assim, a nova fórmula do diesel S-10 ganhou esse nome porque possui apenas 10 partes por milhão de enxofre. Comparado ao antigo diesel, essa diminuição tem um impacto significativo nas emissões de gases poluentes, o que é benéfico para o meio ambiente.

Além disso, outro benefício do diesel S-10 é a economia de combustível. Isso porque ele tem uma queima mais eficiente, o que significa que oferece maior rendimento por quilômetro rodado. Em média, é possível economizar cerca de 8% com a escolha deste combustível em relação ao diesel comum.

Diesel Comum é mais um dos tipos de combustível para caminhões

Já o diesel comum é mais antigo que o diesel S-10 e tem uma quantidade considerável de enxofre, que pode chegar a 2000 partes por milhão. Essa quantidade de enxofre é prejudicial ao meio ambiente e aos seres humanos.

Ademais, as emissões desse combustível são mais poluentes, e ele não tem a mesma eficiência na queima do diesel S-10.

Apesar disso, o diesel comum ainda é muito utilizado, principalmente em veículos mais antigos. Inclusive, em virtude do aperfeiçoamento da tecnologia do diesel S-10, a perspectiva é de que, em breve, esse combustível deixe de ser produzido.

Gás Natural Veicular (GNV)

O Gás Natural Veicular é uma das alternativas mais sustentáveis dentre os tipos de combustível para caminhões. Ele é conhecido pela sigla GNV e é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica.

A saber, o GNV é uma mistura de gases, principalmente metano e etano. Ele é mais limpo e menos poluente que o diesel, com uma redução de cerca de 20% nas emissões de dióxido de carbono.

Além disso, o GNV tem um preço mais acessível que o diesel, o que permite uma boa economia de dinheiro ao caminhoneiro. O GNV ainda tem a vantagem de ser mais seguro, pois não é inflamável e não causa explosões em caso de acidentes.

Etanol

O etanol é outra opção de combustível para caminhões. Ele é produzido a partir da fermentação de açúcares presentes em plantas, como a cana-de-açúcar. Dessa forma, ele é considerado uma alternativa mais sustentável, em razão de ser uma fonte renovável de energia.

O etanol também tem uma queima mais limpa que o diesel, o que significa que as emissões de poluentes são reduzidas em até 90%. Além do mais, o etanol tem um custo mais baixo que o diesel, o que é um fator relevante para os caminhoneiros.

Biodiesel

O biodiesel é uma alternativa entre os tipos de combustível para caminhões produzida a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais. Por isso, ele é uma opção mais sustentável ao diesel comum, pois é uma forma de reciclagem de óleo de cozinha, além de outras fontes de biomassa.

O biodiesel é menos poluente que o diesel comum e tem um custo menor. Assim, ele pode ser usado sem a necessidade de mudanças nos motores dos caminhões e pode ser misturado em qualquer proporção com o diesel.

Gostou de saber mais sobre os tipos de combustível para caminhões? Agora é só escolher o que melhor se adequa às suas necessidades!

Leia também: No caminhão é melhor colocar gasolina aditivada ou comum? Saiba tudo a respeito!

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *