O transporte de cargas é um dos pilares para a economia brasileira, e os caminhões são os grandes responsáveis por garantir que tudo chegue ao seu destino. No entanto, a mecânica do caminhão pode acabar sendo negligenciada, até por conta da grande demanda que esses veículos precisam cumprir todos os dias.
Porém, isso é um grande erro, pois a manutenção regular é muito importante para que não ocorra quebras e outros problemas. Já imaginou, por exemplo, estar em um local bem afastado e seu caminhão sofrer uma pane? Não seria nada legal, certo? Por isso, é importante levar o veículo para uma revisão periódica, trocar as peças desgastadas, fazer a troca do óleo e do filtro, enfim.
E para te ajudar a enxergar a importância desse assunto, hoje vamos falar sobre por que cuidar da mecânica de caminhões é tão vital. Acompanhe até o fim e confira.
Mecânica do caminhão e por que é importante cuidar
Muita gente vê as manutenções dos veículos como uma despesa incômoda. No entanto, se trata de um investimento. Afinal, os prejuízos decorrentes de se negligenciar os cuidados podem ser muito maiores que os custos deles.
Nesse sentido, veja a seguir algumas vantagens de manter a mecânica do caminhão em dia.
1. Diminuição dos custos e aumento dos lucros
Primeiramente, investir em manutenção preventiva reduz a probabilidade de defeitos graves nas peças do caminhão. Isso resulta em maior produtividade e lucratividade para os motoristas e empresas.
Se o caminhão quebrar e precisar ficar parado até o conserto, pode ser que você perca negócios e, claro, dinheiro. Além disso, o mau funcionamento também pode causar atrasos nas entregas, o que prejudica sua reputação com os clientes.
2. Melhoria dos serviços
Menos defeitos nas peças significam serviços mais eficientes. E as avaliações mecânicas regulares mantêm o veículo em ordem para transportar cargas com segurança.
Ao contrário do que dissemos na dica anterior, se o caminhão estiver em ordem, em vez de ter sua reputação prejudicada, você terá um diferencial com sua clientela.
3. Aumento do desempenho do caminhão
Peças danificadas prejudicam o desempenho do motor e aumentam o consumo de combustível. Por outro lado, manter as revisões e reposições em dia evita esses problemas, garantindo um caminhão mais eficiente.
Mais uma vez, isso retorna em economia a longo prazo, o que só comprova que cuidar da mecânica é um investimento e não uma despesa.
4. Cuidar da mecânica do caminhão evita multas nas fiscalizações
Como você bem deve saber, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza fiscalizações para reduzir acidentes causados por problemas mecânicos nos caminhões. Portanto, cuidar da mecânica evita multas caso algum problema seja identificado.
Mitos e verdades sobre mecânica do caminhão
Agora que já falamos sobre a importância de cuidar da parte mecânica do seu veículo pesado, vamos mostrar alguns mitos e verdade sobre esse assunto.
Freio motor é necessário no caminhão?
Verdade! O freio motor é fundamental para controlar a velocidade nas descidas e reduzir o desgaste dos freios convencionais.
Óleo de mamona no chassi evita corrosões?
Mito! O óleo de mamona atrai sujeira e, portanto, não é indicado para proteger o chassi contra corrosões.
Aquecer o motor antes de partir é necessário?
Mito! Com injeção eletrônica, não é mais preciso esperar. Afinal, o motor pode ser ligado com segurança após alguns segundos de partida.
Todas as manutenções: corretiva, preventiva e preditiva, são importantes?
Verdade! Cada tipo de manutenção tem seu propósito. Escolha com base nas necessidades do seu caminhão a cada período, mas é importante levá-lo para todas elas, dependendo da situação.
Lembre-se sempre de procurar profissionais especializados e seguir as recomendações do manual do veículo. Assim, você garante a segurança e a eficiência do seu caminhão.
Aliás, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre mecânica do caminhão, visite nosso site e conheça todas as soluções que temos para ajudar a manter seu bruto em dia!
Leia também: Peças de caminhão off-road: entenda a importância da qualidade
Siga nosso Instagram: @copege.pecas