Tipos de filtros de caminhão: veja quando trocar

Filtros de caminhão

Trocar os filtros de caminhão pode até parecer um detalhe, mas é um dos cuidados mais importantes para manter o bruto rodando bem e sem surpresas desagradáveis no meio da estrada. Afinal, filtro sujo não só afeta o desempenho como pode causar prejuízos grandes e desnecessários.

Se você é motorista, frotista ou trabalha com manutenção, já sabe: deixar a troca dos filtros para depois é pedir para ter dor de cabeça antes da próxima parada. 

Por esse motivo, hoje a Copege vai te mostrar quais os tipos de filtros que existem, quando trocar cada um deles e muito mais. Então, pegue carona na nossa boleia e leia até o final!

O que são os filtros de caminhão?

Quando falamos de filtros em caminhões, estamos falando de peças que fazem um verdadeiro trabalho de bastidores. Eles não aparecem muito, mas sem eles, o show para. 

Existem vários tipos, e cada um tem sua missão bem definida. O filtro de ar (primário e secundário) impede que poeira e sujeira entrem no motor. Já o filtro de combustível remove impurezas que vêm junto com o diesel, como ferrugem e água.

Tem também o filtro de óleo, responsável por manter o lubrificante limpo, e o filtro de cabine, que garante que o ar que você respira lá dentro esteja livre de poeira e até de bactérias. 

Os filtros hidráulicos protegem os sistemas de direção e freios, e os filtros de respiro cuidam da ventilação de sistemas fechados, como o tanque de combustível. E, por fim, temos o sedimentador, que separa a água do diesel.

Por que cada tipo de filtro é essencial para o funcionamento do caminhão?

Imagine tentar correr uma maratona respirando por um canudinho sujo. É mais ou menos o que acontece com um caminhão que anda por aí com os filtros vencidos. Esses componentes são responsáveis por evitar que impurezas atrapalhem o desempenho do motor e de outros sistemas vitais do veículo.

Um filtro de ar sujo, por exemplo, faz o motor “sufocar”, reduzindo a potência e aumentando o consumo de diesel. Já um filtro de combustível entupido pode causar falhas na aceleração, enquanto o de óleo, quando negligenciado, acelera o desgaste interno do motor. 

No fim das contas, filtros em bom estado ajudam a economizar combustível, preservar o motor, reduzir emissões e garantir a sua segurança. Ou seja, eles são pequenos no tamanho, grandes na importância.

Quando devo trocar o filtro de ar do caminhão?

Com o tempo, o filtro vai ficando sujo, e o motor começa a reclamar. Perda de potência, aumento do consumo de diesel e até fumaça preta no escapamento podem ser sinais de que é hora da troca.

De forma geral, o ideal é trocar o filtro de ar a cada 15 mil quilômetros. Mas se o caminhão roda por estradas de terra, áreas de mineração, ou outros lugares com muito pó, pode ser necessário trocar antes. A dica principal é verificar sempre o manual do fabricante e fique de olho no desempenho do motor.

E o filtro de combustível: qual a quilometragem ideal para a troca?

A troca do filtro de combustível normalmente é feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros, mas isso pode variar conforme o tipo de combustível usado e a qualidade do abastecimento. 

Diesel de procedência duvidosa? Melhor ficar de olho e até antecipar a troca. Sinais de que o filtro está com problema incluem falhas na aceleração, motor engasgando e até dificuldade de dar partida.

E um detalhe importante é que caminhões com sistema de injeção eletrônica são mais sensíveis e um filtro saturado pode até danificar os bicos injetores. Então, nada de deixar pra depois. Manter esse filtro em dia é uma das formas mais fáceis e baratas de evitar prejuízo grande lá na frente.

Filtro de óleo: qual o tipo ideal e quando trocar?

Existem vários tipos de filtros de óleo: 

  • Mecânicos, mais comuns; 
  • Magnéticos, que seguram partículas metálicas; 
  • Centrífugos, que usam a força centrífuga para reter sujeiras; 
  • e os de alta eficiência, que filtram até as menores partículas. 

O tipo ideal depende do modelo do seu caminhão e do tipo de óleo usado.

A recomendação mais comum é trocar o filtro sempre que trocar o óleo, geralmente entre 25 mil e 40 mil quilômetros, dependendo do uso e do tipo de óleo. E nunca, nunca mesmo, caia na tentação de trocar só o óleo e deixar o filtro velho. É como tomar banho e vestir a roupa suja de novo. Ou seja, parece limpo, mas não é.

Filtro de cabine (ar-condicionado): será que é preciso trocar também nos caminhões?

Muita gente pensa que o filtro de cabine é coisa de carro de passeio. Mas a verdade é que ele é essencial também em caminhões, principalmente para quem passa horas e horas dentro da boleia. Esse filtro é responsável por purificar o ar que entra na cabine, barrando poeira, fuligem, pólen e até fungos e bactérias.

Além de melhorar a qualidade do ar e evitar crises alérgicas, ele ajuda a manter o sistema de ar-condicionado funcionando direitinho, sem aquele cheirinho duvidoso de ar-condicionado de motel abandonado.

A recomendação é trocar o filtro de cabine a cada 6 meses ou 15 mil quilômetros, o que vier primeiro. Mas, claro, se o caminhão roda em regiões muito secas ou com muita poeira, vale adiantar a troca. 

Filtros de caminhão auxiliares (respiro, hidráulico, respiro do tanque e sedimentador) quando trocar?

Os filtros auxiliares são discretos, mas fazem um trabalho de respeito. O filtro de respiro, por exemplo, ajuda a manter a pressão equilibrada em sistemas fechados, como o cárter e o tanque de combustível. Se estiver entupido, pode causar vazamentos ou até afetar a queima do combustível. A troca recomendada varia, mas geralmente é entre 40 e 60 mil quilômetros.

Já o filtro hidráulico protege componentes como direção e suspensão pneumática, e deve ser trocado de acordo com o plano de manutenção desses sistemas. 

O sedimentador é outro filtro importante, principalmente para quem abastece com diesel em locais mais simples. Ele separa a água do combustível e evita que ela vá parar nos bicos injetores. Deve ser verificado com frequência e trocado em média a cada 25 mil quilômetros, dependendo da qualidade do diesel.

Onde encontrar filtros de caminhão com bom custo-benefício?

Na hora de trocar os filtros do seu caminhão, nada melhor do que contar com quem entende do assunto. Aqui na Copege, trabalhamos com uma ampla linha de filtros para caminhões de diversas marcas e modelos: ar, óleo, combustível, hidráulico, sedimentador, respiros e muito mais.

Além disso, oferecemos orientação técnica especializada para você fazer a escolha certa e evitar problemas futuros. Precisa de ajuda para saber qual o filtro mais indicado para o seu caminhão ou quando fazer a próxima troca? Pode chamar a gente.

Com a Copege, você roda mais seguro, com mais economia e com a tranquilidade de saber que está usando peças de qualidade. Solicite seu orçamento agora ou venha bater um papo com nosso time. Aqui, você encontra muito mais que peças: encontra parceiros de estrada.

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