Para suportar o peso do caminhão fora de estrada, é urgente que a escolha do pneu seja a altura do veículo. Ainda mais para este tipo de local. Portanto, confira dicas básicas, mas bastante eficientes que te ajudarão a escolher um bom pneu para caminhão fora de estrada.
Aliás, apesar de falarmos do caminhão fora de estrada, saiba que as orientações escritas aqui também servem para outros tipos de veículo. Confira todas as dicas e aprenda a escolher um bom pneu e assim, fazer boas rotas.
O que é caminhão fora de estrada?
Antes de saber como escolher um bom pneu, é preciso saber o que é um caminhão fora de estrada. Como o nome aponta, ele não é o veículo feito para estradas asfaltadas, sejam em bom ou mau estado. Na verdade, este tipo de caminhão é largamente utilizado em locais mais acidentados, sem a presença de asfalto, com bastante níveis e desníveis.
Capazes de carregar até 400 toneladas, o seu uso é mais frequente nas mineradoras ou pedreiras. Justamente, os tipos de empreendimentos que tem o asfalto bastante irregular. Aliás, o seu uso aqui no Brasil é frequente neste tipo de empresa. Afinal, eles barateiam o custo operacional que um caminhão comum poderia gastar o dobro.
Com a sua maior vantagem em andar em estradas de condições muito adversas, o seu custo é alto. Mas como o seu objetivo é bastante específico, ter uma frota desses caminhões sai muito mais vantajoso para o empresário.
Como escolher um bom pneu para caminhão fora de estrada
Agora que sabe do que se trata este tipo de veículo, é hora de saber como escolher um bom pneu que trará todo o potencial que este caminhão precisa. Afinal, para andar em estradas brutas, como empreendedor, é importante levar em consideração a escolha do pneu.
Pois, essa é uma das partes mais importantes do caminhão em si. Sendo assim, a primeira dica é seguir fielmente o que o manual do fabricante do veículo diz sobre qual tipo de pneu é ideal para o caminhão fora de estrada que escolheu. Geralmente, as especificações estão escritas no manual. Logo, não é recomendável que faça exatamente o que diz.
Algo sobre os pneus deste tipo de caminhão que difere de outros exemplares, é a sua forma de enchimento. Aqui, não se usa ar, mas na verdade, utiliza a tecnologia tecflex. Do que se trata, exatamente? Invés de utilizar ar, coloca-se uma camada de resina que reage internamente e forma uma borracha macia. O principal argumento é que ao utilizar o material, evita perfurações, e assim, a direção não é comprometida.
Outro ponto para considerar na hora de escolher um bom pneu para caminhão fora de estrada é sobre a manutenção. Como é um pneu que passará em terrenos completamente brutos, a durabilidade pode ser reduzida, mesmo com a tecnologia tecflex.
Algumas marcas ministram cursos para que os caminhoneiros e mecânicos aprendam a lidar melhor com este tipo de pneu. Por ser gigantesco e pesado, os cursos oferecem aprendizado para as equipes antes, durante e depois da aquisição dos pneus. Uma das recomendações, aliás, é fazer com que as equipes façam rodízios para aumentar a durabilidade.
Por último, sobre as marcas, o ideal é escolher as que têm tradição no mercado, como a Goodyear e Michelin. Assim, o período de garantia é maior, e também, não terá tanta preocupação quanto a qualidade. A única desvantagem será para o bolso: devido as suas especificações, um pneu de caminhão de fora de estrada pode custar, em média, R$ 35 mil. Lembrando que um veículo desse porte precisa de 6 pneus: dois dianteiros e quatro traseiros.
Leia também: 7 dicas para manter o caminhão em bom funcionamento
Siga nosso Instagram: @copege.pecas