O transporte de carga nas cidades não é uma tarefa das mais fáceis, e ter o veículo certo pode fazer toda a diferença em termos de eficiência e economia. Por esse motivo, escolher bem o caminhão para operação urbana é muito importante.
Existem muitos caminhões eficientes no mercado, o que é ótimo. Porém, essa variedade toda também pode dificultar a escolha. Assim sendo, hoje vamos te dar algumas dicas para ajudar sua empresa a tomar decisões inteligentes na hora de adquirir veículos para operações urbanas. Então, leia até o final e não deixe passar nada importante.
Como escolher caminhão para operação urbana?
Existem alguns critérios que você deve levar em conta na hora de escolher. Afinal, algumas características são indispensáveis em um bom caminhão, por isso, você não pode abrir mão delas se quiser um veículo de qualidade.
Veja a seguir algumas dessas características principais e mais importantes.
Tamanho e capacidade de carga
Caminhões muito grandes podem ser difíceis de manobrar em locais estreitos ou curvas apertadas, o que afeta o tempo de entrega e pode causar danos à infraestrutura urbana. Por outro lado, modelos menores podem não ter espaço suficiente para transportar toda a carga necessária, resultando em viagens múltiplas e maior congestionamento.
Desse modo, é importante avaliar suas necessidades específicas e adquirir um caminhão com o tamanho adequado para operações urbanas, que tenham um equilíbrio entre tamanho suficiente sem ser muito volumoso.
Além disso, considere as regulamentações da Lei da Balança, que estabelecem limites de peso para cada tipo de veículo.
Dimensões externas
É importante lembrar que a Lei da Balança também define o tamanho máximo que os veículos de carga no Brasil podem ter, e não só o peso, como o nome sugere.
Os limites incluem largura (até 2,60 metros) e altura (até 4,40 metros) para garantir a segurança ao circular sob viadutos e outras estruturas urbanas. O comprimento também é importante: veículos não-articulados podem ter até 14,00 metros, enquanto os articulados com duas unidades podem chegar a 19,80 metros.
Assim sendo, lembre-se de avaliar o tamanho do caminhão que você está pensando em adquirir, pois se ele não se enquadrar nessas especificações, você pode ter problemas com a lei e também transtornos logísticos ao transitar por dentro de áreas urbanas.
Escolha caminhão para operação urbana que permite manobras eficientes
Priorize caminhões que possam realizar manobras com facilidade em vielas e curvas apertadas. Nesse sentido, um raio de giro reduzido e sistemas de direção assistida (hidráulica ou elétrica) contribuem para maior agilidade e precisão.
Dessa maneira, mesmo que esses itens possam encarecer um pouco o veículo em um primeiro momento, eles são um bom investimento a longo prazo. Imagine, por exemplo, que você vai conseguir realizar mais serviços em menos tempo, se o caminhão for de fácil manejo. E isso significa mais dinheiro no seu bolso.
Eficiência de combustível
Motores modernos consomem menos combustível, ainda mais quando combinados com sistemas de injeção direta e tecnologias de recuperação de energia.
Assim, analise as especificações técnicas dos modelos e compare o consumo médio para tomar uma decisão mais informada. Assim como na dica anterior, um investimento mais alto pode ter um retorno maior a longo prazo, o que pode compensar.
Regulamentações e poluição
Na hora de escolher caminhão para operação urbana, procure considerar as normas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).
Para caminhões pesados, o Brasil adota os padrões PROCONVE 8 (P-8), que entraram em vigor em janeiro de 2022 para novas aprovações de tipo de veículo e, em janeiro de 2023, para todas as novas vendas e registros.
Então, certifique-se de que o caminhão que você está pensando em comprar cumpra esses requisitos para evitar problemas, e também para garantir aos seus clientes que seu negócio é amigo do meio ambiente.
Gostou de saber como escolher caminhão para operação urbana? Agora coloque essas dicas em prática e leve somente o melhor. Além disso, visite nosso site e veja as soluções em peças e serviços que temos para oferecer. Seu caminhão agradece!
Leia também: Entenda a importância da ergonomia na cabine do caminhão
Siga nosso Instagram: @copege.pecas