Conheça as vantagens do caminhão a gás

Caminhão a gás

A ascensão do caminhão a gás se destaca como uma alternativa economicamente viável em comparação com o consumo de combustíveis tradicionais, emergindo como uma tendência notável no mercado de veículos de carga. Esses caminhões podem utilizar tanto GNV (Gás Natural Veicular) quanto biometano. No entanto, a Scania já apresenta modelos movidos exclusivamente a Gás Natural Veicular (GNV) e Gás Natural Liquefeito (GNL), também conhecido como biometano.

Quer saber mais a respeito dessa interessante opção de transporte? Confira em seguida todos os detalhes que separamos neste artigo.

Vantagens do caminhão a gás

Confira em seguida os motivos para se optar por ele e veja porque pode ser uma excelente opção para seu negócio.

Eficiência

A potência de torque equipara-se à dos motores a diesel, mas os motores a gás são projetados especificamente para esse tipo de combustível. Essa abordagem permite alcançar níveis otimizados de eficiência, incluindo entrada/saída de gás e taxa de compressão.

Autonomia

Os caminhões a gás oferecem maior economia em relação ao consumo de combustível quando comparados aos modelos a diesel. Apesar do volume do tanque de gás ser menor, a autonomia pode chegar a até 1,7 mil quilômetros, dependendo do tipo de gás e capacidade do tanque. Cerca de 500 quilômetros para veículos a GNV com tanques de 944 litros e cerca de 1,2 mil km para veículos a GNL com cilindros de 1.100 litros.

Segurança

Cada cilindro de gás possui uma válvula solenóide que interrompe a injeção de combustível em caso de vazamentos ou quando o veículo é desligado. Um sensor adicional interrompe automaticamente o sistema de gás em caso de acidente, liberando o gás para evitar explosões em caso de incêndio.

Menos ruído

A tecnologia silenciosa é uma vantagem adicional, proporcionando caminhão a gás que pode ser 20% mais silencioso do que seus equivalentes a diesel. Essa diferença torna o caminhão a gás uma boa escolha, já que aumenta o conforto em viagens.

Menos poluição

O sistema de injeção de veículos a gás é mais limpo, resultando em menor acumulação de resíduos nos bicos injetores. Além disso, o gás natural emite aproximadamente 20% menos dióxido de carbono (CO2) em comparação com a gasolina e 15% a menos do que o etanol.

Mais durabilidade do óleo lubrificante

O Gás Natural contribui para a durabilidade do óleo do motor, gerando menos resíduos de combustão.

Aumento da vida útil

Componentes que entram em contato com GNV ou biometano acumulam menos impurezas, reduzindo o desgaste do motor e estendendo sua vida útil.

Redução de custos

O gás natural, geralmente mais acessível que diesel e gasolina, proporciona economias substanciais. Adicionalmente, motores a gás natural tendem a ter uma vida útil mais longa e requerem menos manutenção, contribuindo para a redução dos custos operacionais. Isso torna o caminhão a gás uma excelente escolha.

Escolhendo um caminhão a gás

Após analisar as vantagens, escolher um caminhão a gás requer atenção a alguns diferenciais. Em suma, os caminhões a gás representam uma escolha estratégica para empresas de transporte comprometidas com a sustentabilidade. 

Leia também: Como fazer manutenção em caminhão antigo

Siga nosso Instagram: @copege.pecas

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *