A manutenção periódica no caminhão é algo muito importante a ser feito. Afinal, é preciso garantir que o veículo esteja em boas condições de uso, tanto para a segurança de seu próprio condutor e da carga, quanto das outras pessoas no trânsito.
Dessa forma, estar atento e prevenido é o melhor caminho. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre esse assunto para te mostrar.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica sobre esse assunto tão importante.
Por que é importante fazer a manutenção periódica no caminhão?
Além da segurança, sobre a qual já falamos, realizar a manutenção periódica no caminhão é importante por motivos financeiros. Afinal, essa prevenção diminui o risco de quebras e gastos maiores, além de outros prejuízos.
A seguir, vamos mostrar as principais razões para se fazer manutenções frequentes no seu veículo.
1. Economia de dinheiro a longo prazo
Investindo na manutenção preventiva do caminhão, você evita gastos desnecessários com reparos emergenciais e aumenta a vida útil do veículo. Além disso, a manutenção periódica reduz o consumo de combustível, o que também resulta numa economia financeira.
Sem contar o tempo em que o veículo precisa ficar parado cada vez que quebra. Assim, sem poder fazer o trabalho enquanto o caminhão está no conserto, você perde muitas oportunidades e dinheiro.
2. Segurança
Já dissemos que a manutenção periódica no caminhão é uma precaução importante para garantir a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo. Bem como de outros motoristas e pedestres que dividem as estradas com você. Desse modo, problemas como pneus desgastados, freios sem manutenção, luzes de sinalização defeituosas e problemas de direção podem colocar vidas em risco.
3. Conforto e eficiência são garantidos com a manutenção periódica no caminhão
Manter o caminhão em bom estado faz com que o veículo funcione de maneira mais eficiente e confortável. Afinal, um caminhão com manutenção em dia terá menos vibrações, será mais silencioso e terá menor emissão de gases poluentes, o que proporcionará uma melhor experiência ao motorista e passageiros, além de ser mais gentil com o meio ambiente.
4. Legalidade e conformidade
Uma série de regulamentos governamentais regem a manutenção e inspeção de veículos comerciais. Assim sendo, não fazer a manutenção periódica no caminhão pode ferir essas normas. E não cumprir com essas obrigações pode resultar em multas e outras sanções, além de prejudicar a imagem do proprietário do caminhão e até mesmo sua empresa.
Quais os componentes que precisam passar pela manutenção periódica no caminhão?
Já deu para perceber que fazer manutenções frequentes nos caminhões é muito importante, não é mesmo? Contudo, quais os componentes precisam passar por essa avaliação? A seguir, listamos os principais.
1. Pneus
Os pneus são vitais para a segurança do caminhão e devem ser constantemente verificados quanto à pressão, desgaste e defeitos. Isso porque pneus em mau estado podem causar acidentes, e pneus insuficientemente inflados podem causar maior consumo de combustível.
2. Freios: primordiais na manutenção periódica no caminhão
Os freios, por sua vez, devem ser inspecionados periodicamente para assegurar que funcionem corretamente e não falhem. Dessa forma, pastilhas e discos de freio devem ser checados quanto ao desgaste.
3. Motor
O motor é o coração do caminhão e precisa de muita atenção. Portanto, ele deve ser prioridade na manutenção periódica no caminhão. Algumas tarefas que precisam ser feitas incluem troca de óleo e filtros, verificação da correia dentada e inspeção das velas.
4. Suspensão
Como você sabe, a suspensão do caminhão é responsável por manter o veículo estável e proporcionar um passeio confortável. Por isso, verifique os amortecedores e molas da suspensão pelo menos a cada seis meses.
5. Direção
Problemas na direção podem ser perigosos e causar acidentes graves. Para evitar que isso aconteça, verifique a caixa e as articulações de direção sempre que fizer manutenção periódica no caminhão.
Conclusão
No trânsito, todo cuidado é pouco. Em especial quando estamos falando de veículos pesados e potentes como os caminhões. Por isso, é fundamental que eles estejam em dia com a manutenção das peças, para minimizar o risco de acidentes potencialmente letais.
Além disso, realizar essas manutenções também evita prejuízos causados pela paragem da frota e até mesmo pela perda da credibilidade perante os clientes.
Portanto, agora que você já sabe a importância de se realizar a manutenção periódica no caminhão, coloque essas dicas em prática e consulte o mecânico de sua preferência!
Leia também: Como transportar cargas perigosas?
Siga nosso Instagram: @copege.pecas