Por mais que pareça uma sentença clichê, o motor do caminhão é o coração do veículo. Por isso, o cuidado com ele deve ser bastante rigoroso. Afinal, para fazer grandes rotas, o funcionamento de todo o equipamento deve ser o melhor possível.
Vamos saber agora como evitar desgaste no motor do caminhão. Confira dicas para manter a vida útil dessa parte tão importante do veículo, bem longa.
Aliás, vale dizer que o desgaste é normal, pois o veículo está sendo usado. Sendo assim, as dicas dadas aqui equivalem quando há um excesso e, por isso, a vida útil é diminuída de forma impactante que pode até impedir que o caminhão execute mais viagens.
Invista nas manutenções preventivas
Provavelmente, você já ouviu falar das manutenções preventivas. Como o próprio nome já aponta, é a oportunidade ideal para saber o que pode ter mau funcionamento no seu caminhão. E melhor: antes que o pior aconteça. Inclusive, sobre o motor do veículo.
As manutenções preventivas devem ser feitas periodicamente, e é a melhor oportunidade para ver quais peças precisam ser trocadas. Além disso, é importante que você caminhoneiro, veja como investimento a longo prazo. Afinal, ela prevenirá problemas que podem custar muito mais ao bolso, e pior, pode fazer com que viagens sejam canceladas e assim, tenha mais prejuízo.
Fique de olho no óleo do motor
O óleo do motor é uma das partes mais importantes do motor. Isso porque ele ajuda na lubrificação dessa parte, além disso, ainda ajuda a refrigerar todo o sistema. Para saber o momento de trocar o óleo, fique sempre atento a viscosidade e aparência do componente.
Além do mais, confira no manual de instruções qual é a quilometragem para realizar a troca. E claro, compre produtos de qualidade. Pois, além da lubrificação, também ajuda a combater possíveis atritos que podem deixar o seu motor desgastado muito mais rápido.
Faça a checagem do óleo de arrefecimento
Outro ponto para ficar atento é o óleo de arrefecimento. Ele também tem a função de resfriar o motor e manter a temperatura regular. O ideal é que antes de toda a viagem faça a conferência da aparência e também em que nível ele está.
Aliás, fique de olho se toda vez antes de realizar qualquer viagem, este fluído necessita ser trocado. Pois, isso pode ser um mau sinal. Ou seja, indica que a temperatura do motor está subindo com frequência. E novamente, isso aponta a importância de realizar manutenções preventivas, pois este é um problema que pode ser identificado durante o procedimento.
Cuidado com os pneus
O pneu é parte importante do maquinário. Afinal, é por meio deles que é possível realizar os trajetos. E pelo mais incrível que pareça, mantê-los bem cuidados evita, consideravelmente, o desgaste do motor do caminhão. Realizar as frotas com pneus ruins, faz com que o motor tenha que dobrar o esforço para se manter alinhado e assim, fazer uma viagem segura.
Além disso, ter pneus carecas é crime de trânsito. Por isso, mantenha o olho vivo no estado das rodas. Quando o sulco sumir ou estiverem murchos, resolva a situação o mais rápido possível. Pois além de desgastar o motor, torna a viagem potencialmente mais perigosa para si e para quem também está na estrada.
Cuidado com diesel alterado
Por último, este é o fator que influencia diretamente no motor. Ao realizar o abastecimento, é importante saber a qualidade do posto em que fará o processo. Há diversos postos de gasolina confiáveis em todo o Brasil.
Abastecer o caminhão com diesel alterado, contribui e muito, para o desgaste excessivo do motor. Os danos são consideráveis: a vida útil do caminhão diminui bastante, além disso, pode entupir várias partes do motor, fazendo com que ele perca a força.
Leia também: Transporte de carga líquida: veja os cuidados necessários
Siga nosso Instagram: @copege.pecas